Mais
×

Como dissolver o fermento para assar

Atualizada April 08, 2017

O fermento é um ingrediente necessário para todos os pães. Ele não dá ao pão apenas o crescimento, a textura macia e fofa, mas também um sabor distinto ao gênero conhecido por pães fermentados. Pães, pãezinhos, massa de pizza, palitinhos, roscas e tudo o que requer amassar, socar, crescer e assar exige fermento. Na maioria das receitas, ele pode ser dissolvido e ativado antes de usado. Isso é feito, frequentemente, em água, numa temperatura específica, não muito quente nem muito fria.

Instruções

Dissolver apropriadamente o fermento, antes de usá-lo, pode fazer a diferença entre um pão duro e macio, e um lamentável e duro tijolo (bread and bread-basket image by AndreyPS from Fotolia.com)

    Passo 1

  1. Verifique a data de validade do seu fermento. O fermento não dura para sempre e se você começar com um vencido, ele não irá ativar ou borbulhar. Tenha certeza de estar usando fermento fresco.

  2. Meça a quantidade apropriada de água necessária para a sua receita. Toda massa necessita de quantidades variadas de líquido, logo, você deverá usar a ideal para sua receita.

  3. Esquente a água entre 43 e 46 graus. A água quente da torneira pode atingir essa temperatura, mas você poderá aquecê-la também no micro-ondas, se preferir. Use um termômetro culinário ou de doces para garantir a temperatura certa da água (se estiver muito quente, o fermento irá estragar; se estiver muito frio, ele não irá ativar). Se você não tiver um termômetro, coloque a água na pele; a temperatura deverá ser a mesma de uma mamadeira. Se estiver muito quente, deixe-a esfriar.

  4. Salpique a quantidade necessária de fermento na água e deixe descansar. Depois de dois minutos, mexa até dissolver. Deixe-o assentar por mais dois ou três minutos, enquanto as bolhas e espuma sobem. Se não borbulhar depois de cinco minutos ou está estragado, ou a água estava muito fria. Se for este o caso, jogue fora.

  5. Adicione os ingredientes diretamente no fermento (como solicitado na receita), em temperatura ambiente. Adicionar leite, manteiga, ovos ou creme de leite que estão quentes ou frios irá estragar chocar o fermento e impedi-lo de crescer. Não coloque sal no fermento antes da farinha, pois o sal irá estragá-lo.

Coisas Necessárias

  • Fermento
  • Termômetro
  • Água
  • Tigela
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article