Mais
×

Como dobrar tubos de cobre sem torções para um ar-condicionado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Torções em tubos de cobre de um ar-condicionado restringem o fluxo de refrigeração, o que reduz a eficiência do sistema e pode reduzir a expectativa de vida do compressor. Normalmente, os sistemas de ar-condicionado usam tubos de cobre macio, que variam em rolos de 7 a 30 m. O cobre enrolado limita a quantidade de vazamentos nas junções, mas exige dobras personalizadas. As torções ocorrem quando um técnico tenta dobrar o tubo além do ideal ou aplica muita pressão em uma área pequena.

Instruções

Os tubos de cobre em unidades de ar-condicionado não devem ter torções (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Escolha um dobrador de tubo com o tamanho correto de dobra; o rótulo indica o tamanho. Os dobradores manuais têm dois cabos que se movem ao redor do ponto de dobra. Há braçadeiras montadas nos cabos perto do ponto pivô do dobrador. O ponto de dobra se monta no ponto pivô. Os pontos de dobra usam um canal em forma de vale que segura o tubo de cobre. A largura do vale deve corresponder ao tamanho exterior do tubo.

  2. Abra os cabos do dobrador ao máximo. Nessa posição, as braçadeiras se alinharão acima do ponto de dobra.

  3. Insira o tubo de cobre na braçadeira do dobrador. O tubo se encaixa sobre o ponto de dobra e na abertura na lateral da braçadeira.

  4. Posicione o tubo no vale. A marca no topo do ponto de dobra representa o vértice da dobra. Mova o tubo até o centro desejado da dobra se alinhar com a marca.

  5. Junte os cabos do dobrador. Pare de pressionar quando a dobra do tubo atingir o ângulo desejado.

  6. Abra os cabos do dobrador e remova o tubo.

O que você precisa

  • Dobrador de tubo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article