Doenças da infância que causam inchaço das gengivas

Escrito por lee morgan | Traduzido por ricardo torres iupi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Doenças da infância que causam inchaço das gengivas
Gengivas inchadas e vermelhas podem indicar outros problemas de saúde

Durante a infância, existe uma série de razões pelas quais as gengivas ficam inchadas e vermelhas (hiperemiadas). Essas doenças e condições podem variar desde problemas de higiene oral até câncer, por isso devem ser levadas a sério para determinar a causa. Saber a etiologia da condição é importante para guiar o tratamento ou possíveis correções de hábitos.

Outras pessoas estão lendo

Gengivites

Uma das causas mais comuns de gengivas inchadas, hiperemiadas e, por vezes, com sangramentos é a gengivite. Elas ficam inflamadas e sensíveis, podendo sangrar de vez em quando, especialmente durante a escovação, de acordo com o site WrongDiagnosis.com. Hábitos ruins de escovação e uso de fio dental são comuns em crianças e, se não for feita uma remoção completa regular de partículas de alimentos e placas bacterianas entre os dentes e a linha da gengiva, isso pode levar à gengivite. Essa doença pode provocar sérios problemas na saúde oral, tais como periodontite, se não for corrigida. Outros sintomas da gengivite incluem mau hálito e a separação das gengivas dos dentes.

Infecção por fungos

Uma infecção fúngica oral, comumente referida como "sapinho" (aftas), corresponde a um fungo que pode resultar em gengivas avermelhadas e inchadas. Os recém-nascidos apresentam maior risco de contrair essa doença se comparados com outras crianças, devido a uma mudança significativa na estrutura química da cavidade oral, que cria uma condição favorável para esse tipo de infecção. As aftas podem ser identificadas por outros sintomas, incluindo manchas indolores brancas, cor de creme ou amarelas, que são ligeiramente elevadas e podem sangrar se raspadas, de acordo com o site NetDoctor.co.uk.

Alergias a cremes dentais e enxaguantes bucais

Em alguns casos, uma alergia a alguma substância pode ser a causa de gengivas inchadas e vermelhas. Essa alergia pode ser a produtos comumente colocados na boca, como creme dental ou enxaguante bucal. Uma alergia corresponde ao sistema imunológico do organismo reagindo a uma substância. Se ao trocar o creme dental ou interromper o uso do enxaguante o problema não for resolvido, isso provavelmente não corresponde à causa.

Leucemia

A leucemia é um câncer das células brancas do sangue potencialmente fatal que, muitas vezes, afeta as crianças. Um dos efeitos secundários da doença é o inchaço das gengivas, embora não haja sintomas de detecção precoce que sejam facilmente detectáveis, de acordo com o site WrongDiagnosis.com. Outros sintomas incluem febre, calafrios, sintomas de gripe, anemia, sangramentos espontâneos (incluindo hemorragias e gengivorragias) e equimoses, falta de ar, perda de apetite e de peso.

Desnutrição

A desnutrição acompanhada por inchaço das gengivas pode afetar crianças que têm déficit proteico grave, tal como no caso de kwashiorkor. Essa condição também pode ser acompanhada de perda de peso, atraso no crescimento, puberdade atrasada e comprometimento da imunidade. Problemas de desnutrição podem ser tratados com hidratação oral, fluidos intravenosos e suporte nutricional.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível