Saúde

Como domesticar um filhote de shih tzu

Escrito por heather vecchioni | Traduzido por mayra chibante
Como domesticar um filhote de shih tzu

Muitos shih tzu não gostam de sair no frio, o que pode impedir o processo de adestramento doméstico

shih tzu dans la neige image by Jeff LEONARD from Fotolia.com

Dois fatores impedem que o dono de um filhote de shih tzu treine o animal: os curtos períodos de concentração, assim como ocorre com a maioria dos filhotes; e a dificuldade extra em treinar os cães shih tzu, o que é bastante notável. Essa aversão ao adestramento doméstico pode ser causada pela sua pequena bexiga, em conjunto com a sua natureza teimosa.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Guloseimas
  • Casinha
  • Coleira
  • Limpador enzimático

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Imediatamente depois de trazê-lo para casa, mostre ao cão o local designado para as necessidades. Antes que você entre, leve o filhote a esse lugar e espere que ele se alivie. Depois, recompense-o com elogios e guloseimas.

  2. 2

    Quando você não estiver disponível para supervisionar, coloque o animal na casinha. Isso ajudará a prevenir que as necessidades sejam feitas fora do local correto. Muitos cães, especialmente os shih tzus, não gostam de se deitar na própria sujeira. Eles gostam de ficar limpos e farão o que for necessário para evitar se sujar, o que inclui não se aliviar na casinha. Devido ao pequeno tamanho da bexiga dessa raça, não deixe o filhote preso por longos períodos. Muitos cães conseguem segurar suas bexigas pelo mesmo tempo (convertido em horas) da sua idade. Por exemplo, um filhote com 3 meses de idade pode segurar, provavelmente, por três horas. Contudo, cada cão é diferente e seu shih tzu pode precisar sair com mais frequência.

  3. 3

    Evite dar oportunidade para que o animal faça as necessidades em áreas internas, mantendo-o ao seu lado ou dentro da casinha até que ele seja confiável. Para que ele fique constantemente por perto, amarre a coleira dele no seu cinto. Quando começar a demonstrar sinais de que precisa ir ao "banheiro", como cheirar o chão, leve-o para fora, no local já demarcado. Seja cuidadoso para não pisar ou tropeçar no filhote, já que eles são muito pequenos. Quando você for dormir ou não estiver em casa, coloque-o na casinha.

  4. 4

    Ensine ao filhote um comando que esteja associado à ação de urinar/evacuar. Até que ele termine o serviço, diga "vá" ou "penico". Isso, eventualmente, ajudará no aprendizado para que o filhote saiba o que você quer que ele faça. Já que essa raça é de difícil treinamento, você precisará de toda a ajuda que conseguir e essa estratégia pode ajudar na associação do animal.

  5. 5

    Elogie seu shih tzu cada vez que ele fizer suas necessidades no local apropriado. Dê guloseimas e carinhos que o encorajarão a fazer as necessidades onde você desejar. Ofereça uma guloseima saborosa e diferenciada, ou seja, uma que sirva somente para quando ele for ao "banheiro". E mais, use tons de voz mais entusiásticos e faça carinho. Os shih tzus respondem bem à afeição e reconhecem o agrado ao dono, dessa maneira, eles fazem o que for possível para receber esse tipo de tratamento.

  6. 6

    Seja consistente nos seus métodos de treinamento. Já que a maioria dos shih tzu é teimosa, eles tentarão ir contra seus ensinamentos e farão o que quiserem, incluindo se aliviar em toda a sua casa. Entretanto, se você for consistente na prática e não permitir que seu cachorro se desvie do que você diz, você poderá superar o comportamento teimoso e mostrá-lo quem é que manda.

Dicas & Advertências

  • Use limpadores enzimáticos para remover quaisquer acidentes que o shih tzu possa causar. Esses produtos eliminam qualquer odor do piso. Se o filhote conseguir detectar onde ele urinou (ou defecou) anteriormente, ele voltará ao mesmo lugar.
  • Devido à dificuldade da raça, o processo de aprendizado pode demorar mais que o dos outros filhotes. Seja paciente. Nunca puna ou repreenda o filhote por ter causado um acidente. O processo de adestramento leva algumas semanas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media