Quem foi Don Juan?

Escrito por lauren fitzpatrick | Traduzido por bruno robson ribeiro dos santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quem foi Don Juan?
Don Juan é um personagem ficticío (Flickr.com: Lanpernas 2.0)

Don Juan é um personagem fictício, cuja lenda apareceu sob várias formas desde que surgiu, no século 17. Ele é conhecido como Don Juan na Espanha e Don Giovanni na Itália, mas o que o tornou popular foi sua fama com as mulheres. Às vezes trágicos, às vezes cômicos, diferentes autores enfatizaram diferentes traços de sua personalidade. Sua história já foi vista nos palcos, cinemas e na literatura.

Outras pessoas estão lendo

Padrões

O personagem de Don Juan apareceu pela primeira vez no drama espanhol "El Burlador de Sevilla", que significa "O Sedutor de Sevilha", de Tirso de Molina, em 1630. A lenda mais tarde foi imortalizada na ópera de Mozart "Don Giovanni", escrita em 1787. Lord Byron escreveu um poema épico chamado "Don Juan", em 1818, e tornou-se uma de suas obras mais conhecidas. No poema, Byron retrata Don Juan como um personagem mais bem-humorado do que trágico.

Lenda

A história central de Don Juan trata de como ele conseguiu seduzir uma menina de família nobre. Quando o pai dela descobriu, ficou furioso e jurou vingança, mas foi morto por Don Juan. Logo depois, Don Juan se junta para jantar com o fantasma do homem assassinado, que o adverte da sua morte iminente. Em vez de se arrepender de suas transgressões passadas, Don Juan se recusa e se torna eternamente condenado.

Características

Outras adaptações do Don Juan se baseiam em sua reputação como trapaceiro e sedutor de mulheres. Essas características são evidentes no filme de 1994, "Don Juan DeMarco", estrelado por Johnny Depp, como um homem moderno que pensa ser o maior amante do mundo. O personagem de Don Juan é, tradicionalmente, tão corajoso, que chega ao ponto de ser arrogante, e seu senso de humor é constante na maioria das versões contadas da sua história.

Importância

Don Juan é considerado um anti-herói e um símbolo literário da libertinagem. De acordo com a Enciclopédia Britânica, "libertinagem é um comportamento imoral e que não é contido pela consciência ou convenções". Don Juan era um mulherengo e assassino, dando a ele características de um vilão, porém ele também foi o protagonista de sua história, tornando-o uma espécie de herói. Nas versões espanholas mais recentes da história, eles especificam suas qualidades positivas, criando um personagem mais simpático.

Equívocos

Don Juan geralmente é confundido com Casanova, outro conquistador famoso. Diferente de Don Juan, Casanova existiu, tendo nascido em Veneza, em 1725. Ele, assim como Don Juan, ficou conhecido por ser um mulherengo. A diferença principal entre eles, reside na forma como tratavam as mulheres. Don Juan jogava com as mulheres, não se preocupando com seus sentimentos, já Casanova era mais romântico e cuidadoso com elas. O possível elo entre fato e ficção está no fato de que Casanova participou do processo de escrita de "Don Giovanni", de Mozart.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível