Por que os gatos dormem no seu pescoço e no seu rosto?

Escrito por jeffrey norman | Traduzido por thiago andre scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que os gatos dormem no seu pescoço e no seu rosto?
Gato e dono (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Os gatos costumam dormir frequentemente, ao longo do dia e da noite, em vários lugares. Alguns proprietários, porém, percebem que seus felinos não resistem a usá-los como um travesseiro humano. Seu rosto e seu pescoço podem ser alvos de uma soneca felina. Não há evidência científica sólida que explique o motivo deste comportamento, mas algumas informações sobre você e seu gato podem fornecer algumas idéias.

Outras pessoas estão lendo

Personalidade da raça

A raça do seu gato pode ter características de temperamento que o incentivam a buscar contato físico com você. Dormir no seu rosto ou pescoço pode ser uma expressão de uma natureza afetuosa que vem dos ancestrais do seu gato. Os snowshoes, por exemplo, costumam gostar de tocar e serem tocados. Os siameses e abissínios também costumam ser orientados a pessoas, e costumam adorar dormir com seus donos.

Por que os gatos dormem no seu pescoço e no seu rosto?
Gato siamês (Russell Illig/Photodisc/Getty Images)

Vínculo

Os gatos se aproximam de seus donos ao empurrar gentilmente sua cabeça contra eles, e se esfregar contra seus corpos. Este comportamento mostra que o gato é apegado àquela pessoa. Também utiliza as glândulas de cheiro do felino, que ficam em muitos lugares, como entre suas patas dianteiras e em seu queixo. Ao se enrolar no seu pescoço, ou perto dele, ele lhe marca como sendo seu território.

Por que os gatos dormem no seu pescoço e no seu rosto?
Gato se esfregando na cara do dono (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Seu gênero

Apesar dos humanos que amam gatos serem de ambos os gêneros, os felinos dos dois sexos costumam preferir as donas mulheres. Um estudo de 2011 feito por Kurt Kotrschal, da Estação de Pesquisa Konrad Lorenz, e pela Universidade de Viena, observou e avaliou gravações de 41 pares de gatos e donos, testando todas as personalidades dos participantes e monitorando seu comportamento. Os gatos tiveram mais contato com as mulheres, especialmente o contato físico, como pular em seu colo. Isto pode significar que as mulheres possuem relacionamentos mais próximos com seus gatos do que os homens. Sonecas no seu rosto e pescoço podem ser demonstrações de afeto pelo sexo mais belo.

Por que os gatos dormem no seu pescoço e no seu rosto?
Mulher e seu gato (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Ansiedade e hábito

Dormir no seu pescoço e no seu rosto pode ser um sinal de ansiedade de separação no seu gato. Este comportamento pode representar um grande apego à você, o que em alguns casos pode ser demais. Os donos que ficam longe de seu gato ansioso durante a maior parte do dia podem passar por isso devido ao alívio do nervosismo ou do medo. Este comportamento também pode ser um hábito. Pode ser que ele tenha feito uma vez e gostado, sem que você corrigisse esse comportamento. Se lhe for incômodo, considere colocá-lo em outro ambiente ou em uma caixa quando for dormir, ou afaste seu gato de seu rosto e pescoço, caso ele esteja lá, e então elogie-o por se manter longe desta parte do seu corpo.

Por que os gatos dormem no seu pescoço e no seu rosto?
Gato dormindo em travesseiro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível