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Como dormir fresquinho no verão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando dias quentes e abafados chegam, é um desafio dormir fresco. Se você está muito desconfortável, essa pode tornar-se uma noite sem descanso, com tosse e inquietude. Com um pouco de preparação antes de dormir, contudo, você poderá dormir como uma pedra todos os dias do verão.

Instruções

Você pode dormir fresquinho nos meses mais quentes (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Prepare uma cama fresca. Escolha roupas de cama confortáveis para o tempo quente, como lençóis de algodão ou algodão e poliéster. Travesseiros grandes podem fazer com que sua cabeça se sinta quente, então, para dormir melhor, tente usar fronhas feitas de cetim. Durante a noite, vire o travesseiro quando acordar, assim, o lado de baixo estará mais frio. Também, experimente encher uma meia com arroz e fechá-la com uma fita ou corda. Coloque-a no freezer por algumas horas e posicione-a do lado do seu pescoço ou na sua testa, para lhe ajudar a dormir mais fresco. Se a meia ficar muito fria, envolva-a em uma toalha antes de deixá-la entrar em contato com a pele.

  2. Mantenha o quarto confortável. O ar condicionado funciona melhor em noites quentes e úmidas, é claro, mas para dormir mais fresco, a alternativa é usar um ventilador e abrir as janelas para que a temperatura do quarto caia. Se o quarto ainda ficar muito desconfortável, tenha uma garrafa de spray com 50% de água e 50% de álcool em gel no criado-mudo. Borrife-a nos braços e pernas periodicamente quando ficar com calor. A mistura irá evaporar rapidamente da pele e refrescá-lo. Você também pode esborrifar um pouco no lençol de cama e posicionar o ventilador para que fique em direção aos lençóis, evaporando a água. Tenha um lençol leve por perto, caso se sinta com frio, mesmo que seja verão.

  3. Faça ajustes, se necessário. Se você não estiver dormindo no andar de baixo de casa e tiver como dormir no quarto de baixo, mude-se durante as noites de verão. O ar quente sobe e fica mais difícil manter um quarto no segundo andar mais confortável. Também tome cuidado com a ingestão de alimentos e bebidas. Não consuma bebidas com cafeína ou álcool antes de dormir. Elas podem aumentar a pressão sanguínea e fazer com que seu corpo fique mais quente.

  4. Vista-se de modo confortável. Escolha um tecido leve de algodão puro ou algo que irá evitar a transpiração do corpo. Em tempos quentes, vestir algo é, na verdade, melhor que não usar nada, então, você se sentirá mais confortável usando algo leve durante o verão. Como o calor escapará pelas extremidades primeiro, há mais duas coisas que pode fazer. Mantenha seus pés descalços e não os cubra com o lençol. Ainda, experimente dormir com a cabeça úmida. Conforme seu cabelo seca, a água evapora ao redor do couro cabeludo, lhe mantendo mais fresco.

Dicas

  • Há um grande número de produtos no mercado que podem tornar as noites de verão mais confortáveis, incluindo ventiladores de cama, lençóis e pijamas leves e travesseiros frios. Se as soluções mais simples não lhe ajudarem a dormir, você pode tentar uma solução mais cara e comprar remédios para dormir.

Aviso

  • Se decidir usar a meia com arroz, cuidado com queimaduras por gelo. Certifique-se que sua meia esteja envolta em uma toalha.

O que você precisa

  • Roupa de cama de algodão
  • Pijama leve
  • Ventilador
  • Garrafa em formato de spray com água
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