O que é tecido maquinetado?

Escrito por kate lee | Traduzido por ricardo guardati
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é tecido maquinetado?
Tecidos maquinetados podem ser encontrados em várias lojas (fabric image by Leonid Nyshko from Fotolia.com)

Tecido maquinetado possui vários materiais, texturas, cores e padrões. É utilizado em tudo, como fraldas, decorações, camisas polo básicas e roupas e bolsas de grife. Entusiastas de costura que queiram trabalhar com tecidos maquinetados podem encontrar os tipos básicos na maioria das lojas de tecidos, ao passo que os mais exóticos podem ser encontrados on-line.

Outras pessoas estão lendo

Significado

O termo maquinetado pode se referir a qualquer tipo de tecido que utiliza esse tipo de trama. As máquinas que o produzem levantam ou abaixam os fios da urdidura ou aqueles que correm o comprimento do tecido, para criar padrões, como listras, xadrez e desenhos. Os tecidos maquinetados têm mais textura do que os comuns, mas não são tão complicados como os jacquard.

Tipos

O tecido maquinetado pode ser feito de vários tipos de fibras, como algodão, nylon, seda ou seda artificial. Alguns utilizam uma combinação de materiais para se obter as forças e as qualidades de ambos. O tecido de algodão piquê tem uma trama maquinetada e funciona bem para peças de vestuário e decoração que precisam de textura ou padrão. O algodão birdseye é um tecido maquinetado com padrão de diamante, comumente utilizado para fraldas de pano e toalhas de cozinha. O moss crepe é um tecido vistoso geralmente de rayon, mas as versões mais finas são de seda. O barathea é normalmente feito de seda ou rayon, mas também pode ser misturado com lã ou algodão e usado para vestidos, calças e gravatas. O tecido matelassê, feito de algodão, poliéster ou chenille, é um tecido grosso e texturizado utilizado para decoração, revestimentos, colchas e bolsas.

Benefícios

Os tecidos maquinetados são populares para roupas e decoração, por causa das suas texturas únicas e por poder serem tingidos com diversas cores. Os tecidos tipo algodão birdseye são populares para fraldas porque são suaves e têm excelente capacidade de absorção, enquanto os de algodão piquê funcionam bem para camisas por causa do seu estiramento leve e baixa tendência a amarrotar. O tecido pesado de algodão maquinetado é mais grosso do que a casimira, mas macio o suficiente para decorações, como almofadas e capas de estofados. O matelassê é tão espesso e texturizado que parece acolchoado, mesmo com uma única camada de tecido.

Características

Os tecidos maquinetados, especialmente os de algodão, possuem diversos padrões e cores. Por exemplo, o site eQuilter.com os oferece com padrões como cristas, medalhões, ventiladores, peixes, ondas, padrões florais, caracteres japoneses, estrelas, redemoinhos e listras nas cores preto, marrom e índigo. O site Fabricandart.com oferece tecidos de algodão maquinetado com listras, redemoinhos, pontos, flores, coelhos, nas cores marrom, índigo, turquesa, lilás, verde-escuro e bordô. Lojas especializadas podem tê-los em estilos havaianos ou em listras e xadrez para tecidos étnicos.

Dicas do especialista

Embora a maioria das grandes lojas de tecido tenha uma seleção limitada de tecidos maquinetados, como o algodão básico piquê, varejistas on-line que oferecem tecidos especiais para entusiastas de costura podem tê-los em vários estilos e padrões. Por exemplo, o eQuilter.com oferece cerca de 15 diferentes tipos de tecidos maquinetados japoneses por aproximadamente R$ 25,50 por metro e o site fabricandart.com também oferece a versão de algodão em várias cores pelo mesmo preço. Os entusiastas devem usar uma agulha de ponta fina para tecidos maquinetados leves feitos de seda, algodão ou fibras sintéticas e uma agulha denim, ao trabalhar com os tipos pesados para decoração.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível