Mais
×

Lençóis de algodão egípcio vs. algodão pima

Atualizado em 10 abril, 2018

Escolher lençóis de algodão pode ser difícil, já que existem tantos tipos diferentes, ainda mais porque alguns são tão semelhantes. Lençóis feitos de algodão pima e algodão egípcio têm qualidades similares, e ambos são feitos de algodões superiores conhecidos por sua maciez e qualidade, mas existem algumas diferenças.

Tanto o algodão pima quanto o egípcio têm boa qualidade (Image by Flickr.com, courtesy of Jesse Yardley)

Definição

O algodão pima é um algodão de fibras extra longas (FEL) cultivado principalmente no sudoeste dos EUA, Peru e Austrália. As FEL de algodão, que têm ao menos 3,5 cm, podem ser tecidas e formarem tecidos mais macios e duráveis do que os outros algodões. O algodão egípcio é qualquer algodão cultivado no Egito, geralmente ao longo do Rio Nilo. Boa parte desse algodão é FEL, mas não todo.

Diferenças

Todo algodão rotulado como pima é FEL, mas nem todo algodão egípcio é FEL. O Egito cultiva um dos melhores algodões do mundo, mas não há garantia de que os lençóis rotulados como sendo de algodão egípcio sejam feitos de FEL. O pima costuma ser vendido sob o nome comercial Supima, o que garante que o produto seja FEL e esteja à altura de alguns padrões. Os lençóis Supima são sempre de alta qualidade, enquanto os rotulados meramente como Pima podem ser uma combinação de pima e algodões de fibras mais curtas.

Considerações

A contagem de fios nos lençóis costuma ser usada para determinar sua qualidade, mas não deve ser a única consideração ao comprar roupas de cama, especialmente quando se trata de algodão pima e egípcio. Mesmo que uma alta contagem de fios geralmente signifique mais qualidade, a fibra é mais importante. Uma contagem menor de fios em um lençol de algodão pima pode ser mais durável e luxuosa do que uma contagem alta em um lençol feito de algodão de qualidade inferior.

Lençóis orgânicos

Roupas de cama orgânicas estão ganhando popularidade, e tanto o algodão egípcio quanto o pima têm sido cultivados organicamente por alguns fazendeiros para satisfazer a demanda dos consumidores. Além disso, muitos produtos feitos com algodão orgânico não são tingidos ou são coloridos usando tintas atóxicas naturais, tornando-os uma ótima escolha para pessoas com alergias ou pele sensível. Não existe muita diferença de qualidade ou maciez entre lençóis comuns e orgânicos.

Comprando

Como costuma haver pouca diferença entre lençóis de algodão egípcio e pima de alta qualidade em termos de maciez e durabilidade, pode ser melhor comprar roupas de cama em uma loja varejista na qual você possa tocar os lençóis, especialmente se não tiver certeza de qual contagem de fios atende às suas necessidades. Se for comprar on-line, compre de uma loja confiável que tenha produtos com rótulos e descrições claros.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article