Por quanto tempo dura a puberdade?

Escrito por lynn holmgren | Traduzido por ricardo torres iupi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por quanto tempo dura a puberdade?
O corpo humano sofre uma grande transformação durante a puberdade (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

Embora duas pessoas não sejam iguais, todas têm em comum puberdade -- o momento da vida em que o corpo se desenvolve e muda, passando do corpo de uma criança para o de um adulto. As pessoas mudam em seu próprio ritmo durante essa fase. Para algumas, a maior parte do desenvolvimento acontece rapidamente em dois ou três anos. Para outras, as alterações podem ser mais graduais, levando de quatro a cinco anos. Porém, mesmo que a puberdade dure por dois ou cinco anos, é fato que seu corpo crescerá mais rápido durante esse período do que em qualquer outro momento da sua vida, exceto enquanto bebê.

Outras pessoas estão lendo

Cronograma

Para as meninas, a puberdade começa geralmente entre oito e 13 anos. Já para os meninos, ela se inicia entre os 10 e 14 anos. Essa fase começa quando a glândula pituitária -- uma glândula em forma de ervilha situada na base do cérebro -- libera hormônios especiais que sinalizam as gônadas (ovários das meninas e testículos dos meninos) para se desenvolverem.

Características

Um dos primeiros sinais dessa fase em uma menina é o desenvolvimento das mamas. No sexo masculino, o que ocorre em primeiro lugar é um aumento no tamanho dos testículos. Ambos os sexos costumam apresentar crescimento dos pelos das axilas e em seus órgãos genitais durante as fases iniciais da puberdade. A acne geralmente começa a aparecer depois dos 13 anos de idade. O desenvolvimento físico pode ocorrer rapidamente em qualquer momento desse período, com ganhos de altura de até 10 cm em um ano. As meninas geralmente têm sua menarca durante os estágios finais da puberdade, depois de seus seios e quadris terem crescido. Os pelos faciais dos meninos é, tipicamente, uma das características que aparecem mais tardiamente, após a alteração da voz e o crescimento dos testículos e do pênis.

Função

As mudanças que ocorrem durante a puberdade distinguem os machos e as fêmeas adultos, preparando seus corpos para a reprodução sexual. Os testículos começam a produzir testosterona e esperma. Os ovários iniciam a produção de estrógeno e progesterona, além do ciclo menstrual. O corpo de uma pessoa é considerado completamente desenvolvido poucos anos depois de alcançar a estatura adulta. Para as meninas, esse momento chega por volta dos 17 anos e, para os meninos, ao 19 anos.

Efeitos

A produção de novos hormônios não afeta apenas o corpo, mas a mente também. Confusão, labilidade emocional e fortes emoções são todas características comuns dos adolescentes durante a puberdade. É normal que esses jovens tenham muitas dúvidas sobre o sexo oposto e sexualidade durante essa fase da vida.

Considerações

Em muitas escolas, as aulas de educação sexual começam na quinta ou sexta série, porém muitos pais escolhem falar com seus filhos sobre a puberdade antes disso. Os pais, professores e outros adultos, devem permanecer sensíveis e carinhosos à medida que orientam as crianças através desse labirinto de desenvolvimento, que culmina com a chegada da idade adulta.

Aviso

Quando a puberdade começa mais cedo do que o normal -- antes dos sete ou oito anos para as meninas e dos nove para os meninos -- trata-se de uma condição conhecida como "puberdade precoce". Essa situação geralmente procede com um desenvolvimento normal, porém os pais devem conversar com um pediatra para ver se um tratamento é necessário.

Uma puberdade atrasada também pode ocorrer, o que significa que o processo inicia-se mais tarde do que o normal. Às vezes, a razão pode ser evidente: genética, desnutrição grave, treinamento físico intenso e outras; mas muitas vezes a causa não é clara. Os pais devem consultar um pediatra caso o filho não tenha iniciado a puberdade até os 14 anos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível