Sinais de que os garotos pararam de crescer

Escrito por ashley black | Traduzido por jessica pietro pupo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais de que os garotos pararam de crescer
O crescimento diminui até praticamente parar por volta do 17º aniversário de um garoto (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Os garotos param de crescer por inúmeras razões. A causa mais comum é que eles atingiram o fim de seu crescimento natural. Outros fatores também param o crescimento prematuramente, incluindo danos às placas de crescimento, má nutrição ou doenças crônicas. A melhor maneira de dizer se um garoto parou de crescer, seja naturalmente ou devido a influências externas, é consultar um médico. Entretanto, há alguns sinais comuns e identificáveis que indicam o fim do crescimento em garotos.

Outras pessoas estão lendo

Atingindo a puberdade

Um sinal de que o crescimento está chegando ao final é a chegada da puberdade. O crescimento, na realidade, acelera temporariamente nessa fase, conhecida como fase do estirão. A maioria dos garotos atinge a puberdade entre as idades de 10 e 13 anos. Um ano ou dois após o início da puberdade, os garotos experimentam uma taxa de crescimento dobrada, resultando em um crescimento de até 10 cm por ano.

Fazendo 17 anos

Após um ou dois anos de crescimento rápido na fase do estirão, a taxa de crescimento do garoto diminui novamente. Dentro dos próximos anos após o estirão, o crescimento diminui gradualmente, primeiro retornando à media pré-estirão e, em seguida, caindo ainda mais. No 17º aniversário, falta apenas cerca de 2,5 cm para o garoto completar seu crescimento total.

Diferenças individuais

Embora a linha do tempo acima seja geralmente acurada, ela não é verdadeira para todos os garotos. A taxa de crescimento difere entre as crianças, assim como o início da puberdade. Algumas crianças crescem cedo e rápido, enquanto outras crescem devagar e mais tarde do que seus companheiros. Outros fatores também influenciam a taxa de crescimento, como doenças crônicas como, por exemplo, a doença de Crohn, que algumas vezes induzem à parada ou diminuição do crescimento mais cedo do que o previsto.

Placas de crescimento fundidas

Um indicador clássico da parada do crescimento em adolescentes é a fusão das placas de crescimento. As placas de crescimento são placas não fundidas nos ossos, que permitem a expansão. Uma vez que ela se funde, não é possível mais crescimento. Essa fusão é detectada pelo raio-x. Diferentes placas de crescimento fecham em tempos diferentes, portanto, embora as placas do pulso ou dos pés de um garoto já tenham se fundido, isso não significa que seu crescimento já parou. A altura depende, normalmente, do crescimento nas pernas e na coluna.

Sinais de aviso

Embora variações na taxa de crescimento sejam comuns, algumas vezes uma diminuição no crescimento é um sinal vermelho indicando um distúrbio de crescimento. Se um garoto estava crescendo em uma taxa normal e repentinamente parou de crescer, converse com um médico ou pediatra. Caso ele tenha uma condição crônica como a doença de Crohn, isso possivelmente está afetando sua taxa de crescimento. Peça a um médico recomendações e conselhos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível