Os efeitos dos antibióticos no ciclo menstrual

Escrito por jack rella | Traduzido por wanderson david
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os efeitos dos antibióticos no ciclo menstrual
Pílulas anticoncepcionais (pills and pill bottle image by Effie White from Fotolia.com)

Os antibióticos podem ser prescritos para as mulheres por uma variedade de razões. São geralmente prescritos contra infecções. A presença de antibióticos no corpo, mesmo se não forem especificamente prescritos para infecções do sistema reprodutor, podem ter algum efeito sobre o ciclo menstrual. No entanto, o nível de probabilidade está em causa. Os estudos médicos sobre este tema, um referente a 1947, chegaram a conclusões indecisas. Além disso, as experiências pessoais postadas em diversos fóruns online refletem ambiguidade.

Outras pessoas estão lendo

Use de antibióticos para mulheres

As mulheres podem vivenciar diferentes formas de infecção. Existem igualmente muitas causas de infecção em mulheres. Consequentemente, existem diversos factores relacionados com os efeitos dos antibióticos que, de alguma maneira, podem ser relevantes à questão de ciclos menstruais. Os antibióticos são prescritos para infecções fúngicas, infecções vaginais (vaginose), infecções uterinas e infecções que ocorrem nas trompas. As alterações na função de qualquer um destes podem ter algum efeito sobre o ciclo menstrual.

Mudanças no ciclo menstrual relacionadas a antibióticos

Num estudo médico de 1947, conduzido pelos médicos oficiais britânicos A. McLachlan e Donald D. Brown, os testes foram realizados em indivíduos do sexo feminino para discernir os efeitos que a penicilina possa ter sobre os ciclos sexuais, incluindo a menstruação. Nos seus resultados, uma penicilina de grau puro Oxford foi descoberta ter certos efeitos, incluindo sangramento mais intenso, alterações dos níveis de dor menstrual e as próprias alterações no início do ciclo menstrual. Embora os autores sentiram que seus resultados demonstravam uma provável conexão entre o uso da penicilina e o ciclo menstrual, eles foram incapazes de encontrar qualquer pesquisa correlata para apoiar suas conclusões.

Outros dados médicos

A infecção das trompas, conhecida como salpingite, é tratada com antibióticos, às vezes vários, devido à possibilidade de diferentes causas de infecção. Há algumas indicações de que o uso de antibióticos para tratar a salpingite pode provocar hemorragia intensa e frequente, embora possa ser o resultado de outros fatores, tais como o tecido da cicatriz subsequente da infecção de entupimento do tubo falópico infectado, deste modo causando sangramento excessivo. Isto pode ser visto como prova conclusiva de uma correlação.

Possíveis efeitos relacionados

Houve algumas perguntas sobre antibióticos e seus efeitos sobre o uso de pílulas anticoncepcionais. O fato de que as pílulas anticoncepcionais são hormonais na natureza e têm seu próprio efeito sobre a menstruação pode ser um problema quando as mudanças no ciclo são percebidos logo após os antibióticos serem administrados. Embora esta correlação possa parecer lógica, não é ainda uma hipótese comprovada. A oscilação do ciclo menstrual é comum quando as pílulas anticoncepcionais são administradas, e um corpo consistente de provas não está disponível para provar ou refutar a teoria.

Conclusão

A maioria das informações disponíveis sobre este assunto consiste em histórias pessoais de mulheres que tomaram antibióticos. A gama de experiências, que elas relatam sobre os efeitos dos antibióticos sobre a menstruação, também leva a resultados inconclusivos, embora algumas dessas experiências pessoais carregam algumas provas aparentemente fortes. No entanto, devido ao fato de a maior parte destas mulheres não serem profissionais médicas, a capacidade de declarar categoricamente que os antibióticos têm um efeito claro no ciclo menstrual não é possível.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível