Mais
×

Efeitos colaterais de beber iogurte vencido

Um iogurte que foi armazenado por muito tempo após a data de validade pode causar uma série de efeitos colaterais incômodos. No entanto, muitas pessoas consomem alimentos fora do prazo de validade, como o iogurte, simplesmente porque os têm e podem consumir aqueles que ainda parecem ser comestíveis. Se você teme que tenha consumido iogurte vencido e está experimentando efeitos colaterais, consulte um médico.

Ingerir iogurte vencido pode causar efeitos colaterais (AAAAAA AAAAAA/iStock/Getty Images)

Diarreia

A diarreia é um sintoma comum de doenças transmitidas por alimentos. De acordo com o McKinley Health Center da Universidade de Illinois, as doenças transmitidas por alimentos são causadas por bactérias que podem surgir devido a manipulação imprópria. As bactérias também crescem e se acumulam em alimentos envelhecidos ou mal conservados, como o iogurte. Esse é um sintoma comum que ocorre depois do consumo do iogurte vencido, já que o corpo tenta se livrar das toxinas prejudiciais que foram ingeridas. Para evitar tal reação, verifique as datas de validade nas embalagens e não consuma nada vencido. Se tiver diarreia, não deixe de ingerir bastante líquido para evitar a desidratação.

Dor abdominal

Dores na região abdominal também podem surgir após o consumo de iogurte. Depois de consumir um alimento contaminado, há um atraso antes de os sintomas da doença se tornarem aparentes, que pode durar de horas a dias, dependendo da quantidade e do tipo de bactérias consumidas. Se sentir dores abdominais dentro de horas ou dias após comer iogurte vencido, ele provavelmente é o culpado. Se a dor for grave, piorar ou persistir, procure um médico.

Vômito

Os vômitos podem ocorrer como resultado do consumo de alimentos vencidos, tais como o iogurte. Vômitos duradouros podem levar à fraqueza física, desequilíbrio eletrolítico e desidratação. Para garantir a saúde e a segurança adequada contate seu médico, se os vômitos ou sintomas relacionados ocorrerem depois da ingestão do iogurte vencido.

Armazenamento e considerações

De acordo com o Swedish Medical Center em Seattle, Washington, recomenda-se armazenar o iogurte e outros produtos lácteos nas prateleiras da geladeira, em vez da porta, para obter uma melhor preservação, e não recomenda-se consumi-los após o prazo de validade. Se o seu iogurte ainda não venceu, mas tem um cheiro estranho ou parece estragado, jogue-o fora em vez de arriscar ficar doente. Se comprar um iogurte com data de venda no lugar de um prazo de validade, certifique-se de consumi-lo dentro de um prazo razoável — os iogurtes tendem a estragar rapidamente, uma vez que o prazo de venda tenha terminado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article