Saúde

Os efeitos colaterais da Levotiroxina em cães

Escrito por jennifer gittins | Traduzido por mirella veloso
Os efeitos colaterais da Levotiroxina em cães

a levotiroxina é usada para tratar o hipotireoidismo em cães

Dog image by Westy;] from Fotolia.com

A glândula tireóide em cães, como nos humanos, é responsável pela produção de hormônios que regulam o funcionamento metabólico próprio dos órgãos do corpo. O hipotireoidismo ocorre quando a glândula não produz propriamente os hormônios necessários. O hipotireoidismo é tratado com a prescrição de um substituto hormonal conhecido como Levotiroxina, que pode também ter os nomes de Soloxina, Tiroxina ou TiroTabs. Entretanto, como acontece com qualquer medicação, a levotiroxina pode ter alguns efeitos colaterais.

Outras pessoas estão lendo

Reação alérgica

Alguns cães podem ter uma reação alérgica à levotiroxina. Os sinais de uma reação alérgica incluem inchaço facial, da língua, inchaço e fechamento da garganta, dificuldade para respirar e erupções na pele. Leve o seu cão ao veterinário imediatamente se ele mostra qualquer um desses sintomas, já que é uma situação de emergência.

Tosse

Tosses podem ocorrer em alguns cães que estão tomando levotiroxina. A tosse não é um efeito colateral sério, mas ela deve ser reportada ao veterinário, caso se tornar crônica ou severa.

Mudanças no apetite

Mudanças no apetite podem ocorrer enquanto um cão está sob uso da levotiroxina. O cão pode estar mais faminto que o usual, ou possuir menor apetite. Mudanças no apetite devem ser reportadas ao veterinário, e configuram efeito colateral mais sério da levotiroxina.

Diarreia

A levotiroxina pode potencialmente causar diarreia em alguns cães. A coloração e consistência da diarreia irá variar de cão para cão. A diarreia não é um efeito colateral sério, embora diarreias persistentes ou extremamente aquosas devam ser reportadas a um veterinário, pois podem levar à desidratação e trazer doenças para o cão afetado.

Sonolência

Para alguns cachorros, a levotiroxina pode agir como um sedativo e causar sonolência.

Febre

A temperatura de um cão adulto deve estar entre 37.7 e 38.8ºC quando medida pelo reto. Qualquer temperatura acima de 38.8ºC é considerada febre e deve ser reportada ao veterinário.

Mudanças na personalidade

A levotiroxina pode levar alguns cães a passar por uma mudança de personalidade. Por exemplo, isto pode significar que um cão afetuoso tornou-se agressivo ou tímido. Este é um sério efeito colateral e deve ser reportado ao supervisor veterinário tão cedo quanto possível.

Polidipsia

A polidipsia descreve um aumento da sede em um cão. Frequentemente, a polidipsia e poliúria ocorrem simultaneamente e isso pode acontecer em cães que estejam tomando levotiroxina. A sede excessiva não é um efeito colateral sério, e se dá devido à potencial boca seca que o cão poderá experimentar enquanto estiver sob efeito da levotiroxina. Se a o aumento da sede parecer incomodar o seu cão, ele deverá ser reportado ao veterinário.

Poliúria

A poliúria é o termo utilizado para descrever um aumento no volume urinário, o qual pode ocorrer em cães que estão tomando levotiroxina. O aumento da urina não é considerado um efeito colateral severo, embora deva ser reportado ao veterinário supervisor.

Mudanças na pele

Mudanças na pele podem ocorrer enquanto um cachorro está tomando a levotiroxina. Isso pode incluir coceira, que pode ser de leve a severa em natureza, ou erupções cutâneas. Se não for tratada, a erupção ou feridas abertas devido à excessiva coceira podem ficar infectados. As erupções e infecções que a acompanham devem ser levadas à atenção de um veterinário para tratamento rápido.

Mudanças no peso

Mudanças no apetite podem levar alguns cães a perder peso, ou ganhá-lo enquanto estiverem tomando levotiroxina. A mudança no peso é um efeito colateral severo e sério que deve ser levado à atenção de um veterinário tão cedo quanto possível.

Vômitos

A levotiroxina possui o potencial de causar vômitos em alguns cães. O vômito é esperado e não é considerado um severo efeito colateral, a não ser que se torne crônico, ou quando existir sangue no vômito.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media