Efeitos colaterais da terapia com ultrassom

Escrito por analise decuba | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos colaterais da terapia com ultrassom
A terapia com ultrassom é um instrumento medicinal poderoso, sendo capaz tanto de aliviar a dor como de tratar várias condições clínicas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A terapia com ultrassom é um instrumento medicinal poderoso, capaz tanto de aliviar a dor como de tratar várias condições clínicas. Com base na mesma tecnologia que fez do sonar um meio viável de navegação submergível e de mapeamento, a terapia com ultrassom utiliza as emanações subsônicas para destruir tumores, reduzir o tamanho de veias varicosas, limpar dentes, matar bactérias e aliviar dores musculares e articulares. Mas para todas essas coisas promissoras, há alguns efeitos colaterais a serem considerados.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de terapia com ultrassom

Existem vários tipos de terapia com ultrassom, incluindo a fisioterapia, tratamento de câncer, remoção de catarata, cirurgia plástica cosmética (liposucção e tratamentos de veias) e terapias dentais. A forma mais prevalente de terapia com ultrassom é a fisioterapia, em que ondas ultrassonográficas são usadas para relaxar tecidos conjuntivos e moles. Esse é um tratamento popular usado por instituições quiropráticas, especialmente para pacientes que possam ter sofrido lesão em chicotada. A terapia com ultrassom é usada menos frequentemente para destruir e minimizar tumores, em especial os tumores cerebrais.

Benefícios da terapia com ultrassom

A terapia com ultrassom é altamente eficiente em dois polos aparentemente conflitantes da aplicação médica. Por um lado, é muito eficaz na destruição de células cancerosas e cistos. Por outro, a terapia com ultrassom, especialmente a usada em rajadas de pulsos de baixa intensidade, demonstrou acelerar o tempo de recuperação por estimular a reprodução celular. De acordo com o periódico Journal of Sports Medicine (2003), quando a terapia com ultrassom foi usada para reparar uma fratura recente, ela "reduziu o tempo de cura entre 30 e 38%. Quando foi aplicada a fraturas não consolidadas, estimulou a união em 86% dos casos".

Efeitos colaterais

Apesar dos benefícios medicinais e terapêuticos da terapia com ultrassom, existem alguns efeitos colaterais aos quais devemos estar atentos. De fato, a prática geral de terapia com ultrassom é considerada segura e eficaz, mas ocorreram alguns casos menores de dor física decorrente de "cavitação". Descrita como uma sensação de queimação, a cavitação é causada pelo aquecimento do conteúdo gasoso dos núcleos das células teciduais. Isso pode resultar em dificuldade para respirar, tontura, náusea e desorientação.

Concepções errôneas

A terapia com ultrassom muitas vezes é confundida com imagens ultrassonográficas, também referidas como ultrassonografia. A ultrassonografia é usada tipicamente para criar imagens por ressonância nuclear magnética e sonogramas fetais, enquanto a terapia com ultrassom consiste no uso concentrado de frequências ultrassônicas mais baixas. A ultrassonografia também pode ser usada para criar imagens de tecidos moles, ossos e órgãos internos. O emprego de frequências ultrassônicas básicas produz aplicações amplamente diferentes que podem soar confusas. Deve-se notar que as terapias com ultrassom incluem o uso de frequências para varrer e eliminar bactérias.

Cuidados

Segundo a Sociedade Radiológica da América do Norte, verificou-se que terapia com ultrassom é "segura, eficaz e uma modalidade de obtenção de imagens altamente flexível para fornecer informações de relevância clínica sobre a maioria das partes corporais de maneira rápida e econômica". Diz-se que, se qualquer sessão de terapia com ultrassom causar desconforto físico, deve ser interrompida imediatamente. A exposição prolongada a frequências mal ajustadas pode causar sério dano tecidual e neurológico. Tontura e desorientação são sintomas de exposição excessiva a frequências de ultrassom.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível