Efeitos da progesterona sobre o revestimento uterino

Escrito por cindi pearce | Traduzido por wanderson andrade
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos da progesterona sobre o revestimento uterino
A progesterona é um hormônio produzido pelo organismo feminino que impede o crescimento de células e induz o amadurecimento do óvulo (Ralf Nau/Digital Vision/Getty Images)

Poderá haver sangramento intenso ou irregular, caso haja insuficiência de progesterona no sistema de uma mulher. Se você está tendo períodos menstruais, mas não está ovulando isso é chamado de anovulação. Quando não ocorre a ovulação, a progesterona não está sendo produzida. Tanto a progesterona quanto o estrogênio são necessários em quantidades suficientes para manter o equilíbrio hormonal da mulher. A progesterona é uma espécie de "detentora da guarda". Ela é necessária para equilibrar os efeitos do estrogênio e proteger o endométrio, que é o revestimento do útero. Estrogênio em excesso pode ser tóxico para o corpo.

Outras pessoas estão lendo

O que eles fazem

A progesterona é o hormônio feminino que impede o crescimento de células e induz o amadurecimento do óvulo de uma mulher. O estrogênio, por outro lado, é um hormônio feminino que estimula a proliferação de células. Ele faz o seu trabalho durante o ciclo menstrual e é então sucedido pela entrada de progesterona. A maneira da natureza proteger a mulher contra o câncer de endométrio (revestimento do útero) é quando há picos de progesterona.

Gravidez

Haverá um aumento na produção de progesterona se ocorrer uma gravidez, de acordo com a Natural-progesterone-advisory-network.com. Esse aumento impede que o revestimento do útero se descame. Assim, o desenvolvimento do embrião é mantido. Se uma mulher tem irritabilidade uterina, o que pode causar parto prematuro, a progesterona em altas doses pode ajudar a afastar as contrações uterinas.

Ressecamento vaginal

A progesterona inverte os efeitos que o estrogênio tem sobre o crescimento da mucosa uterina (ele é um lubrificante). Já a progesterona provoca ressecamento vaginal. Assim, progesterona neutraliza a lubrificação que o estrogênio induz.

Hiperplasia endometrial

Pode haver hiperplasia endometrial, caso o corpo da mulher não produza quantidades suficientes de progesterona. Se as células da mucosa uterina crescem, isso resulta em seu espessamento. Dessa forma a hiperplasia pode ocorrer. Quando uma mulher tem essa condição, ela pode experimentar períodos menstruais prolongados e/ou intensos, e se ela for mais velha poderá haver sangramento pós-menopausa. Se a condição é a hiperplasia simples, isto significa que a estrutura básica do endométrio mudou muito pouco, apesar do revestimento uterino estar espesso. Se uma mulher tem hiperplasia com atipia, as células se tornaram anormais. As mulheres precisam menstruar pelo menos quatro vezes por ano, ou a cada três meses, porque é necessário retirar o revestimento do útero. Isso ajuda a evitar o desenvolvimento de câncer de útero.

Administração de progesterona

A progesterona, quando presente naturalmente no organismo, evita o sangramento irregular. De acordo com o Dr. Frederick R. Jelovsek, se a uma mulher é dado um bolus único de progesterona, bolus é a administração de determinado medicamento para aumentar a sua concentração no sangue até ao nível necessário, quando os níveis de progesterona começar a diminuir, isso deve fazer com que o revestimento do útero se solte, o que resulta em um ciclo.

A pílula anticoncepcionais, terapia de substituição hormonal (HRT) e dosagem

Se a progesterona é tomada o tempo todo (via pílula anticoncepcional ou terapia de reposição hormonal), junto com pequenas quantidades de estrogênio, há a prevenção da descamação menstrual do endométrio. No entanto, se a dose de progesterona é muito pequena, e não há qualquer estrogênio incluído na dosagem, podem ocorrer hemorragias. O sangramento é chamado atrófico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível