Os efeitos da rotação e revolução terrestres no clima e no tempo

Escrito por david barber | Traduzido por arthur mello
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os efeitos da rotação e revolução terrestres no clima e no tempo
Os movimentos da Terra afetam tanto o clima quanto o tempo local (storm image by Boguslaw Florjan from Fotolia.com)

A rotação da Terra transforma o dia em noite, enquanto a revolução da Terra em torno do Sol uma vez por ano transforma o verão em inverno. Combinados, esses dois movimentos do planeta ditam nosso tempo diário e o clima global, afetando direção do vento, temperatura, correntes marítimas e precipitação.

Outras pessoas estão lendo

Tempo e clima

As condições imediatas da atmosfera - temperatura, pressão, umidade, precipitação, nebulosidade e vento - em um dado tempo e espaço, são o que criam o tempo local. O clima, por outro lado, é a mudança a longo prazo da atmosfera, baseada em análise de registros do tempo por pelo menos 30 anos. Os dois fatores que afetam mais fortemente o clima e o tempo são temperatura e precipitação.

Revolução da Terra

Como a Terra gira em torno do Sol, seu eixo é inclinado com relação à perpendicular do plano da elipse em 23,45 graus. É nesse eixo que a Terra gira a cada 24 horas. Como o eixo é inclinado, partes diferentes do planeta são inclinadas para mais perto ou mais longe do Sol, em diferentes épocas do ano. Essa inclinação causa as quatro estações do ano. Esta inclinação também cria as estações opostas nos hemisférios Norte e Sul.

Estações

As estações da Terra não são causadas pela distância do Sol, mas pela inclinação do eixo terrestre. O verão é mais quente que o inverno porque os raios solares atingem a Terra mais diretamente do que no inverno, e também porque os dias são mais longos que as noites. Durante o inverno, os raios solares atingem a Terra a um ângulo mais inclinado, produzindo dias mais curtos. Os equinócios são dias em que o dia e a noite têm igual duração, enquanto os solstícios são os dias em que o Sol tem suas maiores inclinações para o Norte e para o Sul, criando tanto o dia mais curto quanto o mais longo do ano.

Rotação da Terra

Quando a Terra gira em seu próprio eixo, isso evita que as correntes de ar se movam em linha reta Norte-Sul da linha do Equador. Em vez disso, o Efeito Coriolis causado por esta rotação desvia ventos para a direita no hemisfério Norte e para a esquerda no hemisfério Sul. Entre 30 e 60 graus de latitude, os ventos que vão em direção aos pólos, fazem uma curva para leste, formando os ventos ocidentais prevalecentes, que são responsáveis por muitos dos movimentos do tempo pelos Estados Unidos e Canadá.

Correntes de vento

A circulação de ar global, e o efeito Coriolis, transferem ar quente de baixas latitudes e ar frio de altas latitudes conforme o vento se move da alta pressão para a baixa pressão. Este vento global e os cinturões de pressão são importantes para o clima da Terra, e determinam o padrão geográfico local de precipitação e temperatura. Ainda assim, para sistemas de tempo locais e pequenos como tempestades, o vento flui diretamente da alta pressão para a baixa, e não é afetado pelo Efeito Coriolis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível