Educação e ciência

Quais são os 10 países atravessados pelo Trópico de Capricórnio?

Escrito por jeff woodward Google | Traduzido por vitor tavares
Quais são os 10 países atravessados pelo Trópico de Capricórnio?

O Trópico de Capricórnio é localizado no hemisfério sul

Photos.com/Photos.com/Getty Images

O Trópico de Capricórnio é a latitude mais austral que circunda a Terra, onde os raios solares ainda cruzam diretamente acima. Situa-se inteiramente dentro do hemisfério sul, cerca de 23º ao sul do Equador. O Trópico de Capricórnio recebeu o nome há quase 2.000 anos, quando o Sol entrou na constelação de Capricórnio, durante o solstício de verão no hemisfério sul. O Trópico de Capricórnio encontra-se principalmente sobre o Pacífico Sul, Atlântico Sul e Índico, e cruza três continentes.

Outras pessoas estão lendo

Os círculos de latitude

Equador é a linha imaginária perpendicular ao eixo de rotação da Terra e recebe 12 horas de luz a cada dia do ano. A latitude norte em que o Sol aparece diretamente acima é o Trópico de Câncer, que fica no hemisfério norte. Sua contraparte no hemisfério sul é o Trópico de Capricórnio. As outras duas grandes linhas de latitude são o Círculo Polar Ártico e o Círculo Polar Antártico. Essas duas linhas delimitam os polos norte e sul, onde o Sol pode ser visto de forma contínua acima ou abaixo do horizonte.

Caminho do Trópico de Capricórnio

O Trópico de Capricórnio é uma linha imaginária que circunda a Terra. Essa linha está sobre o sul do Oceano Pacífico. Seguindo-o para o oeste ao redor do globo, cruza a América do Sul. Depois de passar sobre o Oceano Atlântico Sul, se estende por toda a parte sul da África antes de cruzar o Oceano Índico e em seguida, a Austrália.

Países atravessados pelo Trópico de Capricórnio

Muitos países se encontram no caminho do Trópico de Capricórnio. Em dezembro de 2010, o trópico atravessava o continente sul-americano, incluindo Chile, Brasil, Argentina e Paraguai. Na África, passa sobre a África do Sul, Namíbia, Moçambique, Botswana e Madagáscar. Também atravessa a Austrália.

A mudança da Terra sobre seu eixo

A Terra tem se inclinado em seu eixo desde que o Trópico de Capricórnio foi nomeado. O Trópico de Capricórnio passa para o norte, naturalmente, a uma taxa de 15 metros de latitude por ano ao longo de um ciclo de cerca de 40 mil anos. Esse deslocamento para o norte causou o solstício a ser observado em um momento diferente do dia a cada ano. Atualmente, o solstício de verão é em 22 de dezembro no hemisfério sul.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media