Como elevadores de escada funcionam?

Escrito por paul bright | Traduzido por wladimir d. uszacki
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Para idosos ou pessoas que perderam o uso das pernas, a locomoção se torna um fator crítico. Tudo desde caminhar até levantar de uma cadeira podem necessitar um esforço excessivo dessas pessoas. Apenas imagine como deve ser quando tentam subir um lance de escadas. Mas existem modos de deixar essas situações menos exaustivas. Esse artigo discutirá um desses meios: elevadores de escada.

Outras pessoas estão lendo

Escadas e lesões

Subir um lance de escadas pode ser uma tarefa cansativa, até mesmo para pessoas que conseguem andar sem problemas. Você pode queimar 200 calorias só subindo escadas por 20 minutos. Isso significa que seu corpo está fazendo muito esforço lutando contra a gravidade. Subir e descer escadas desgasta as juntas dos seus quadris, joelhos e tornozelos. Para idosos que têm músculos atrofiados e uma estrutura óssea mais fraca, um passo em falso na escadaria pode levar a uma queda muito séria. Dispositivos como um elevador de escada podem ajudar a prevenir tais acidentes.

Elevador caseiro para uma pessoa

O elevador da escada básico fornece um sistema automatizado para subir uma pessoa por um lance de escadas, utilizando um banco móvel motorizado com trilhos. É quase como uma escada rolante para uma pessoa em casa. O assento é desenhado para a pessoa sentar-se de lado com as pernas de frente para o comprimento dos degraus. Quando ativado, o assento leva a pessoa confortavelmente da parte de baixo para o topo da escada, ou vice-versa, ao longo de um trilho fixado. A maioria dos elevadores de escada não são fixados à parede, ao invés disso, os trilhos são montados ao longo dos degraus. Assim os elevadores podem ser ajustados à maioria dos designs de escadas. Muitos assentos vêm com um apoio para os pés dando ainda mais conforto. Na cadeira há um controlador com diferentes configurações que podem determinar a velocidade e a direção do elevador. Para maior segurança, algumas cadeiras vêm com cintos de segurança.

Um modelo de elevador funciona através de um sistema de correias motorizado. A cadeira propriamente dita é montada sobre uma correia, que está alojada ao longo do trilho. Quando o elevador é ativado através do botão para "chamá-lo" ou para "mandá-lo", a correia começa a rolar bem como uma esteira. Quando a cadeira chega à parte superior ou inferior, os sensores fazem a correia parar de se mover e aguardar o próximo comando.

Outra versão trabalha com um sistema de cremalheira -- trilho dentado e engrenagem. A cadeira é montada em uma engrenagem dentada que rola ao longo de um trilho cujos dentes se interligam com os da engrenagem. Quando a cadeira é ativada, engrenagem rola ao longo do trilho, proporcionando um transporte seguro e suave.

Existem variações dos modelos de elevadores que proporcionam uma melhor customização para cada pessoa. Embora muitos elevadores de escada sejam ligados no sistema elétrico da casa, também pode ser alimentado por bateria. O modelo Bruno Electra-Ride II vem com controles sem fio que permitem ao usuário comandar a cadeira para mover-se para o topo ou para a base das escadas de outro recinto, agilizando o sistema. Há também modelos de elevadores ao ar livre com material à prova de intempéries e uma capacidade de peso superior. Modelos mais sofisticados são capazes de serem adaptados a escadas curvas e até mesmo vários andares. Independentemente do modelo ou desenho, a conveniência de um elevador de escada pode beneficiar alguém com necessidades especiais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível