×
Loading ...

Como eliminar estafilococos na pele

Atualizado em 19 julho, 2017

Os estafilococos são bactérias comuns encontradas na pele. O staphylococcus aureus é a variedade que pode causar infecções cutâneas graves. De acordo com o site "DermNet NZ", até 40% das pessoas são portadores dessas bactérias, muitas vezes no nariz ou na pele sob os braços ou seios, resultando em infecções por estafilococos recorrentes. Eliminá-los da pele requer esforços contínuos, pois eles tendem a ocorrer de novo, apesar do tratamento.

Instruções

Os estafilococos na pele podem causar infecções (Duncan Smith/Stockbyte/Getty Images)

    Tratamento

  1. Uma infecção de pele grave por estafilococos geralmente requer um tratamento inicial com antibióticos para matar as bactérias e eliminar a infecção. Os medicamentos comumente utilizados ​​incluem a doxiciclina ou uma combinação de sulfametoxazol-trimetoprim (Bactrim) e rifampicina. Procure tomar todos os remédios, porque, se você interromper o tratamento antes do tempo, poderá desenvolver uma infecção mais agressiva. Segundo a Dra. Melissa C. Stoppler, do site "MedicineNet", os abscessos (grandes furúnculos) podem exigir uma incisão e drenagem.

    Loading...
  2. Além disso, você pode aplicar um creme antibiótico tópico (mupirocina) às lesões no interior das narinas. Depois que a infecção for curada, seu médico pode aconselhá-lo a aplicar mupirocina dentro do nariz por uma semana de cada mês, como medida preventiva. Evite o uso contínuo de cremes antibióticos tópicos, pois isso pode levar ao desenvolvimento de uma resistência a esses medicamentos e reduzir sua eficácia.

  3. Lave bem as mãos e faça-o frequentemente, pois os estafilococos podem contaminá-las e serem facilmente transmitidos para outras partes do corpo e para objetos inanimados (como maçanetas). Evite tocar em quaisquer áreas machucadas ou o rosto, pois os estafilococos podem invadir os folículos pilosos e provocar uma infecção que se parece com a acne severa. O Dr. Stoppler recomenda que se evite o contato próximo com os outros durante uma infecção ativa, pois as bactérias podem ser facilmente transmitidas de um indivíduo afetado para outra pessoa.

  4. Use produtos de limpeza de pele antissépticos, como gluconato de clorexidina (Hibiclens) ou hexaclorofeno (Phisohex), diariamente nas áreas mais propensas à infecção, nas axilas e sob os seios. Tenha cuidado para evitar o rosto, a área genital e feridas abertas, já que o antisséptico pode ser absorvido pela corrente sanguínea.

  5. Um banho de água sanitária pode ajudar no controle dos estafilococos. Ela é semelhante ao cloro em piscinas e não é prejudicial se usado corretamente, mas uma solução muito concentrada do produto pode queimar a pele. O Dr. Lawrence E. Gibson, do site "MayoClinic.com", recomenda 1/2 xícara de água sanitária para uma banheira (do tamanho típico, 40 litros) de água por cinco a 10 minutos, até duas vezes por semana. Aplique um hidratante na pele após o procedimento, pois sua pele pode ficar ressecada.

Loading...

Aviso

  • Não compartilhe itens pessoais, como lâminas, roupas e toalhas, pois podem ficar contaminados com estafilococos.

O que você precisa

  • Medicamentos controlados
  • Produtos de limpeza de pele antissépticos
  • Água sanitária

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...