Mais
×

Como embutir uma lista de reprodução em um website

Atualizado em 19 julho, 2017

Uma lista de reprodução é uma lista de músicas que tocam uma após a outra. Caso as músicas estejam em formato MP3, você pode enviá-las para seu servidor, criar um arquivo com a lista para ordená-las e inserir um código HTML para embutí-la em sua página. Os visitantes podem então ouvir sua lista de reprodução ao acessar o website.

Instruções

Crie um novo arquivo para sua lista de reprodução

    Faça o upload dos arquivos MP3

  1. Inicie seu software de edição de sites caso ele possa lidar com o protocolo FTP, como o Dreamweaver; caso contrário, inicie o software de FTP.

  2. Na lista de arquivos locais do software, selecione os arquivos MP3 que deseja incluir na lista de reprodução.

  3. Clique no botão de upload ou arraste os arquivos selecionados para a lista de arquivos remotos para enviá-los a seu servidor.

    Crie um arquivo M3U

  1. Caso não esteja aberto, abra o software de edição de sites e crie um novo arquivo para sua lista de reprodução. Salve-o com a extensão .M3U. Caso esteja usando o Dreamweaver ou outro software que insira automaticamente um cabeçalho HTML em todas as novas páginas, remova o código para manter a página completamente em branco.

    Crie um novo arquivo para sua lista de reprodução
  2. Digite os nomes dos arquivos de música que enviou no passo três. Coloque cada nome em uma nova linha do arquivo, certificando-se sempre de incluir a extensão .MP3.

    Digite os nomes dos arquivos de música enviados
  3. Salve o arquivo M3U após ter digitados todas as informações.

  4. Faça o upload do arquivo M3U para seu servidor e coloque-o no mesmo diretório dos arquivos MP3.

    Acrescente a tag HTML "embed"

  1. Em seu software de edição de sites, abra a página em que deseja embutir a lista de reprodução e clique com o cursor no local onde deseja que os controles da lista apareçam.

  2. Veja o código HTML de sua página e digite o seguinte código de HTML na posição de seu cursor: , onde ARQUIVO é o nome do arquivo M3U enviado.

    Digite o código de HTML na posição de seu cursor
  3. Salve as alterações e faça o upload da página para seu servidor.

  4. Use um navegador para ver sua página e testar a lista de reprodução.

    Use um navegador para ver sua página e testar a lista de reprodução

Dicas

  • Evite configurar uma lista de reprodução para tocar automaticamente quando a página for aberta: isso pode irritar os visitantes, principalmente se o volume de seus computadores estiver alto ou se estiverem em um local onde a reprodução de músicas não seja bem vista, como no trabalho.
  • Um arquivo M3U também pode ser criado em um editor de texto genérico como o bloco de notas.
  • Caso esteja familiarizado com os scripts PHP ou CGI, há muitos scripts de administração de áudio disponíveis para download em sites como o PHP.Resourceindex.com.
  • Acrescente o atributo loop="true" no comando HTML EMBED caso deseje que a lista de reprodução recomece automaticamente após o final.

Aviso

  • Alguns artistas podem não aprovar a utilização de suas músicas no website.

O que você precisa

  • Software de FTP, caso não esteja incluído no software de edição de sites
  • Software de edição de sites
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article