O que fazer ao encontrar um urso durante uma caminhada

Escrito por luis delgado | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer ao encontrar um urso durante uma caminhada
Quando você está no território de um urso, ele está no comando (Comstock/Comstock/Getty Images)

Imagine-se fazendo um tranquilo passeio pela floresta, apreciando o esplendor da natureza, quando de repente aparece um urso. A visão é assustadora, mas é um perigo real para qualquer entusiasta da natureza. Os ursos são muito maiores e mais poderosos do que os seres humanos, e são completamente capazes de não só atacar, mas matar e comer uma pessoa. Se você for pego de surpresa por um urso e estiver desarmado e sozinho, há algumas técnicas de segurança para ajudá-lo a escapar ileso.

Outras pessoas estão lendo

Esteja preparado

Se você acredita que existe o perigo de encontrar um urso, então vá protegido. Sprays de pimenta são ferramentas de defesa eficazes se um urso lhe atacar. A substância picante é muitas vezes suficiente para afastar o animal e lhe dar tempo para escapar. Muitas lojas vendem esses sprays, que são projetados especificamente para disparar a distâncias extremas com precisão, antes que o urso possa chegar muito perto. Esse é um último recurso ao se deparar com um urso, portanto, só deve ser usado se ele realmente for atacar você.

Primeira vista

Mantenha a calma ao avistar um urso. Este é o passo mais importante: não se apavore. O pânico atrapalha qualquer planejamento e pode colocar sua vida em um perigo ainda maior. Pare e avalie a situação. Olhe ao redor e veja as possíveis rotas de fuga. Veja se você está perto de outros humanos que possam ajudá-lo. Além disso, veja se há filhotes. Um urso protegendo seus filhotes é especialmente perigoso, portanto, olhe para árvores e arbustos em busca de sinais deles. Se a sua rota de fuga coloca você entre o urso e seus filhotes, você corre um grande risco de ser atacado.

Afaste-se

Não corra de um urso. Qualquer um que tenha brincado com um cão sabe que um animal predador vai sempre perseguir qualquer coisa que esteja fugindo. Em vez disso, volte-se lentamente, enquanto se agacha ligeiramente para manter uma postura submissa. Não fique de costas. Evite contato com os olhos. Fazer contato visual com um animal é um sinal de agressão, e pode levar o urso a atacar. Mantenha o animal em sua visão periférica para o caso de ele tentar atacar você.

Assuste o urso

Se o urso atacar, então você deve tentar assustá-lo. Lance o spray de pimenta sobre ele, caso tenha algum. Se você estiver desarmado, abra o casaco e levante-o sobre a sua cabeça. Muitos animais, como as cobras, usam uma tática semelhante para tentar parecer maiores do que são. Mesmo que o urso se levante sobre as patas traseiras, a fim de parecer mais intimidante, ao se fazer parecer maior, você aumenta as chances de ele hesitar em atacar. Você também pode gritar o mais alto que puder. Faça movimentos com galhos e jogue pedras. Faça tudo que puder para se fazer parecer tão intimidante quanto possível. Deixe o urso saber que você não será uma presa fácil.

Sobrevivendo ao ataque

Não há garantia de que o urso vá correr. Os ursos são animais que correm muito rápido, então fugir dele não é assim tão fácil. Você tem duas opções nesse momento, dependendo da espécie de urso que você esteja enfrentando. Se você estiver enfrentando um urso grande, como um urso-pardo, enrole-se em uma bola e proteja sua cabeça e pescoço com os braços. Enrole-se para amortecer o espancamento e espere que o urso fique entediado e saia. Se estiver enfrentando um urso preto menor, você pode tentar combatê-lo com paus e pedras. De acordo com alguns relatórios, há relatos de humanos lutando contra ursos pretos e afugentando-os.

Após o encontro

Em casos de extrema fome, os ursos têm perseguido os seres humanos para se alimentarem, embora isso seja raro. Se o urso atacar à noite ou parecer estar lhe seguindo, isso é uma indicação de que ele esteja caçando carne ativamente e não se importa se é um humano ou não. Nunca fique em uma área onde você viu um urso. Sempre que encontrar um desses animais, deixe imediatamente a área e volte para um local seguro. Alerte os responsáveis por esses casos e peça conselhos. Não se arrisque.

Prevenção

A melhor aposta para evitar ursos é não atraí-los. Ao acampar, mantenha todos os alimentos e outros materiais que exalem cheiro trancados em recipientes de metal longe da área. Alguns recipientes, conhecidos como armários de ursos, normalmente são fornecidos pelo próprio parque. Após as refeições, limpe a área completamente, eliminando todos os restos de comida. Enquanto caminha, faça sons altos constantes para evitar surpreender um urso. Chute algum material pelo chão, bata um pedaço de pau em uma árvore, ou grite alguma coisa de vez em quando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível