Como enfaixar os tornozelos acima dos calçados

Escrito por siva stephens | Traduzido por barbara silva
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Como enfaixar os tornozelos acima dos calçados
Enfaixar suas chuteiras pode prevenir traumatismos nos tornozelos (track shoes image by jimcox40 from Fotolia.com)

É comum para os atletas enfaixar os tornozelos antes de um jogo. A faixa deixa o tornozelo mais firme, ajudando a prevenir traumas. Muitos atletas profissionais (especialmente jogadores de futebol e de beisebol) enfaixam o local por cima das chuteiras, em vez de enfaixá-lo primeiro e depois calçar o sapato. O calçado dá uma maior estabilidade quando preso ao pé. Alguns jogadores enfaixam sobre seus tênis porque gostam da aparência. Essa prática é conhecida como "spatting".

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Barbeador (elétrico ou seguro)
  • Faixa de espuma ou elástica (opcional)
  • Faixa esportiva
  • Chuteiras ou tênis esportivos
  • Meias curtas

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Instruções

  1. 1

    Raspe a parte de sua perna que será coberta pela faixa (além de fixá-la melhor, sua remoção será menos dolorosa). Assegure-se de limpar e secar bem o local. Caso tenha erupções ou cortes, cubra-os com curativos.

  2. 2

    Aplique uma camada de faixa de espuma ou elástica caso sua pele seja muito sensível a adesivos. Enrole-a em volta da perna a partir de cima do calcanhar até 15 cm acima do tornozelo.

  3. 3

    Coloque as meias e os sapatos. Amarre bem os calçados e verifique se estão corretamente ajustados — você enfaixará sobre os cadarços.

  4. 4

    Começando da parte de cima do sapato, enrole a faixa de três a cinco voltas em torno da boca dele para cobrir a parte superior dos cadarços. Comece a enrolar em formato de oito, alternando entre uma volta no tornozelo e uma através da sola do sapato. Sobreponha a faixa em 1/ 3 ou metade da largura dela mesma a cada volta. Enrole aproximadamente 25 vezes. A faixa deve subir gradualmente até uma altura de 5 cm acima de seu tornozelo e para a parte de baixo do cadarço de seu sapato.

  5. 5

    Assegure-se de que a faixa esteja prendendo confortavelmente onde toca o sapato, ou poderá sair no campo. Corte-a do rolo, prense a ponta para baixo firmemente e repita o processo inteiro no outro pé.

Dicas & Advertências

  • A faixa afrouxará um pouco depois de 15 ou 20 minutos. Por isso, enrole-a um pouco mais apertada que o necessário.
  • Se estiver enfaixando por causa de um entorse ou outro ferimento, use mais faixa para um suporte adicional.
  • Você pode enrolar a faixa até abaixo dos dedos dos pés se preferir; isso dará mais proteção caso esteja com um ferimento em um dedo.
  • Utilize apenas faixas esportivas. Outros tipos poderão esgarçar.
  • Enrole a faixa um pouco mais apertada que o necessário para que ela fique perfeita ao alargar; mas não aperte demais. Você poderá cortar a circulação para seus pés.
  • Remova a faixa assim que terminar de jogar. É melhor cortá-la com tesoura para curativos e removê-la suavemente de cima para baixo do que de um lado para outro.

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