Mais
×

Como fazer enfeites de borboletas usando uma garrafa plástica de 2 litros

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ao invés de jogar fora suas garrafas de 2 litros, use-as para fazer um artesanato divertido. Essas garrafas podem ser usadas para fazer borboletas coloridas de decoração para o jardim. Esse projeto utiliza apenas alguns utensílios de arte e artesanato e é bom para crianças fazerem.

Instruções

Faça artesanato com garrafas de 2L (Kraig Scarbinsky/Digital Vision/Getty Images)

    Instruções

  1. Remova o rotulo das garrafas de 2 litros. A maioria deles sai facilmente, exceto por uma linha de cola que fica na lateral. Não se preocupe se não conseguir tirar tudo, pois será lixado e pintado.

  2. Corte as partes de cima e de baixo da garrafa usando tesouras. Apenas a parte reta da garrafa será usada pra fazer as decorações de borboleta. Assim que as partes de cima e de baixo forem retiradas, corte ao longo da garrafa para formar um pedaço de plástico retangular. Essas técnicas de arte e de artesanato requerem a supervisão de um adulto, pois utilizam-se ferramentas afiadas e perigosas.

  3. Lixe a superfície de cima com uma lixa 180 para garantir que a tinta irá se aderir ao plástico. A superfície de cima é a que estava na parte de fora da garrafa. Assim, as asas da borboleta dobrarão corretamente na peça final. Lixe o plástico até que pareça vidro fosco e fique opaco.

  4. Encontre um modelo de borboleta em um livro da biblioteca ou das crianças. Procure por uma figura grande. Livros de colorir também são uma boa fonte. Copie o modelo em uma folha de papel e o recorte. Para decorações de parede, assegure-se de que as cores da borboleta combinam com as do ambiente.

  5. Alfinete o plástico no pedaço de madeira pelos cantos e ao longo das bordas para ficar bem reto, ou use um pedaço de isopor.

  6. Use uma caneta marcadora para riscar em volta da borboleta de papel para transferir o modelo para o plástico. Tenha certeza de que traçou o modelo com a parte de cima apontando para a parte de cima da garrafa e o mesmo com a parte de baixo. Isso é para que as asas se curvem corretamente. Assim que todos os modelos de borboleta estiverem desenhados, alfinete o plástico em locais fora da borboleta.

  7. Escolha a cor da tinta acrílica para usar como cor de fundo e pinte toda a superfície de cada borboleta. Faça umas duas coberturas e certifique-se de deixar cada cobertura secar completamente antes de fazer a outra. Se usar mais de uma cor, faça a segunda cor aproximada e depois adicione linhas, pontos ou outros estilos para dar o acabamento. Pincéis de qualidade são importantes para melhores resultados.

  8. Passe um finalizador em spray, ou pincele um verniz transparente à base de água, assim que a tinta secar. Pode usar tintas para pano à base de água com glitter e verniz à base de água. Nas partes do corpo, cole alguns arames ou fios torcidos para fazer as antenas. Corte os círculos da cabeça usando pinos de costura e cortadores de fios para fazer os olhos. Ou pinte no corpo ou faça à parte e cole depois. Um pequeno pedaço de passador de madeira, massa de modelar ou mesmo um pequeno pedaço de lápis podem ser feitos como corpo dessas borboletas decorativas.

  9. Corte as borboletas com cuidado quando estiverem secas. Use-as como decoração. Se você quiser fazer estacas de jardim para decorar, faça dois furos pequenos próximos ao meio da borboleta e use um arame para conectá-las à estaca de madeira ou de plástico ou use alfinetes decorativos para prendê-las. Para fazer um ornamento de borboleta, cole um prendedor de roupas no final do corpo da borboleta para prendê-la em lugares como vasos e cestos.

O que você precisa

  • Garrafas plásticas de 2 litros
  • Tintas acrílicas
  • Pincéis
  • Tecido perolado e tinta com glitter
  • Um pedaço de madeira leve ou de isopor
  • Caneta marcadora
  • Cola
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article