Atividades de rima e aliteração para a educação infantil

Escrito por sarah thompson | Traduzido por isabel ferreira
Atividades de rima e aliteração para a educação infantil
Rimas ajudam a preparar as crianças para o futuro acadêmico (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

As competências linguísticas e de alfabetização das crianças começam a se desenvolver antes do início do ensino fundamental. Na verdade, de acordo com Leslie Mandel Morrow, professora de Alfabetização da Universidade Rutgers, a probabilidade de que uma criança tenha sucesso no primeiro ano do ensino fundamental depende do que ela aprendeu antes de chegar lá. Morrow enfatizou que oferecer às crianças um meio de explorar os livros, as letras do alfabeto e as rimas é muito importante para o sucesso acadêmico, pois ajudam as crianças a construir um significado. A aliteração também ajuda as crianças a aprimorar suas habilidades com o alfabeto e com a prática de consciência fonêmica. Ajude seus alunos a se prepararem para os desafios educacionais futuros com atividades de rimas e aliteração.

Jogos de ligar com rima e aliteração

Você pode usar este jogo como um meio de aprimorar habilidades de rima ou aliteração. Imprima seis pares de rimas ou imagens aliterativas. Por exemplo, imprima uma imagem de um rato e uma imagem de um gato, um carro e um jarro, e assim por diante. Estas seriam ligações positivas. Ligações aliterativas incluiriam casa e cabelo, gato e galinha, e assim por diante. Imprima pares aliterativos ou rimas, tantos quantos necessários por criança, e recorte cada imagem separadamente. Peça às crianças para colocarem as suas imagens viradas para baixo sobre a mesa. Quando você der o sinal de partida, as crianças viram uma imagem e, em seguida, outra, na tentativa de corresponder a primeira imagem com a sua rima ou aliteração. Se forem bem sucedidas, elas colocam o par em uma pilha separada e continuam jogando. Se não, elas as viram novamente para baixo e escolhem mais duas novas imagens. A primeira criança a encontrar todos os pares ganha.

Criador de apelidos

O Criador de Apelidos é uma atividade que vai colar. Peça que as crianças sentem-se em círculos. Ande ao redor do círculo parando brevemente em cada criança. Quando você parar, peça que as outras crianças criem um apelido para aquela na qual você parou. Esse apelido deve rimar ou ser aliterativo, dependendo de qual habilidade você deseja aprimorar. Dê exemplos, como "Mariana Bacana" ou "Letícia Levada". Escreva as opções em um quadro e peça que as crianças escolham a que mais gostarem. Os apelidos que elas escolherem será delas durante todo o ano letivo, ou até que vocês façam esta atividade novamente. Antes de começar, certifique-se que todas as crianças compreenderam que esta destina-se à diversão e não deve haver xingamentos ou qualquer outra coisa negativa. Depois de todas as crianças terem um apelido, faça cartões com os nomes de qualquer tamanho para que caiba também o novo apelido. Deixe que eles façam a decoração do cartão com o nome antes de pregá-lo na frente de suas mesas.

Cesta de rimas

Esta atividade pode ser de rimar palavras, mas você, também, pode transformá-la facilmente em uma atividade de aliteração. Coloque vários itens em uma cesta grande, como um pedaço de giz, cola, maçã, caneta, marcador e um pequeno urso de pelúcia. Passe esta cesta ao redor da sala. Cada criança faz perguntas como: "O que tem na cesta que rima com corneta?". A criança, então, escolhe o item que achar que é a resposta. Se errarem, incentive-os a tentar novamente. Depois de identificar corretamente o objeto, a criança passa a cesta para o próximo colega. Para que a atividade se torne de aliteração, faça perguntas como: "Qual item começa com a mesma letra que macaco?".

Lista de aliteração e rimas pós leitura

Faça uma lista das rimas e aliterações depois de ler livros que foquem neste assunto. Após a leitura, enfatize o tema do livro, fazendo perguntas abertas como: "No livro, tal palavra rima com tal palavra. O que mais rima com estas duas palavras?". Relembre no quadro as palavras rimadas que as crianças vão dizendo, separando-as em duas listas: uma com palavras reais, como urso, e outras com palavras sem sentido, como "lidade". Desta forma, as crianças poderão distinguir sentido de sem sentido, observa um estudo da SaskEd.gov.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível