Como ensinar crianças a escrever uma autobiografia

Escrito por mallory hall | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar crianças a escrever uma autobiografia
Uma autobiografia ajuda as crianças a aprenderem sobre si mesmas e sobre o que é importante para elas (boy writes to writing-books image by Stepanov from Fotolia.com)

Ensinar as crianças a escrever uma autobiografia é uma maneira de desenvolver as habilidades de escrita e também pesquisar suas histórias familiares e pessoais. Fazer uma autobiografia pode dar às crianças a oportunidade de investigar quem eles são e de onde vêm. Você pode ajudá-las a contar suas histórias de vida através de fotografias e datas importantes, com a ajuda dos pais, para que as crianças tenham uma variedade de materiais para escolher.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Escreva uma carta para os pais, contando a eles suas intenções e seu plano de aula. Inclua o motivo pelo qual você escolheu esse exercício e peça a eles para escolher de cinco a oito fotos importantes e mandar com crianças. Eles podem escolher fotos originais ou escaneá-las e imprimi-las. Peça a eles para fornecer uma lista de datas importantes, como viagens memoráveis ou comemorações. Como as crianças já sabem suas datas de nascimento, peça aos pais para incluírem os aniversários dos membros da família e outros marcos, como o primeiro dia do jardim de infância, os primeiros passos ou as primeiras palavras e quando elas foram ditas.

  2. 2

    Faça sua própria autobiografia. Use-a como um exemplo para mostrar às crianças e escreva de uma maneira que elas possam ler e entender. Use uma linguagem e frases que elas entendam, para que possam imitar seu estilo quando estiverem criando as suas. Certifique-se de incluir várias fotos, até de quando você era bebê, já que as fotos serão o principal material com que elas trabalharão. Você pode fazer um pequeno livro e passá-lo pela sala ou fazer uma apresentação de slides e mostrar à turma.

  3. 3

    Crie um esboço para ajudar a direcionar seus alunos. Use o papel que os pais mandaram com as crianças e ajude-os a marcar as datas importantes cronologicamente. Faça-os marcar as datas que vieram primeiro e faça uma anotação onde as fotografias correspondentes serão colocadas em relação às datas. Evite deixar que as crianças escrevam frases completas, já que isso será parte do processo de escrita, depois que começarem a escrever.

  4. 4

    Ajude as crianças a pensarem sobre o que já aconteceu em suas vidas. Faça perguntas como "O que aconteceu nesse dia? Por que isso é importante?", "O que está acontecendo nessa foto?" e "Por que você gosta dessa foto?". Afirmações como "Esse foi o dia que..." podem ajudar os alunos a finalizarem as frases e criar suas próprias ideias baseadas nas suas ideias iniciais. Essas perguntas e afirmações ajudam as crianças a focarem em si mesmas e considerar por que os eventos são tão importantes para eles.

  5. 5

    Entregue blocos de notas em branco para as crianças escreverem. Instrua-os a usar as anotações da linha do tempo, feita anteriormente, para criar a autobiografia. Pergunte a eles onde as fotos devem ser colocadas e cole-as no livro. Faça disso uma experiência de compartilhamento, permitindo que elas fiquem de pé e leiam suas autobiografias para a turma. Quando estiver dando as notas, observe os detalhes e a precisão. Você deve entender completamente a vida da criança até esse momento. As autobiografias darão a eles uma boa leitura quando forem mais velhos e estiverem lembrando da infância.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível