×
Loading ...

Como ensinar filhotes de melros a comer

Atualizado em 21 novembro, 2016

Melros novos podem exigir cuidados se eles não puderem voar e forem abandonados por seus pais. Antes de salvar um pássaro inexperiente, tenha certeza de que ele realmente precisa de ajuda. Fique na espreita e mantenha os olhos sobre o pássaro para ver se os seus pais voltarão para alimentá-lo. Muitas vezes, uma ave nova tem apenas dificuldades em aprender a voar e seus pais continuarão a cuidar dele quando ele estiver fora do ninho. Cuidar de um filhote de pássaro é um trabalho de tempo integral e muitas vezes não é bem sucedido, já que ser tratado por seres humanos é extremamente estressante para as aves, que exigem alimentação a cada meia hora ou mais durante o dia para sobreviver. Se os pais não aparecerem, algumas medidas podem ser tomadas para ajudar o bichinho, para fazer com que ele comece a comer até que possa voar e ser liberado.

Instruções

Às vezes um filhote de melro pode precisar de cuidados (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque o filhote de melro em uma gaiola grande com poleiros, pois ele está aprendendo a voar e pode danificar suas asas e se ferir se for confinado em gaiolas pequenas demais. A jaula deve ser grande o suficiente para que o pássaro pratique o voo sem bater suas asas nas laterais. Forre o fundo da gaiola com jornal e limpe diariamente, mantendo-a em algum lugar protegido do lado de fora para que o pássaro possa ouvir os chamados de outras aves na natureza.

    Loading...
  2. Tome conta do pássaro bebê o mínimo possível, o que o ajudará a ficar selvagem e sem depender de você.

  3. Ofereça ao pássaro bebê ração para cães umedecida em uma tigela, verificando se ele tentará comer. Minhocas vivas ou tenébrios também podem ser oferecidos, bem como milhete, pipoca e migalhas de pão. Forneça também uma bacia de água para a ave beber. Caso o pássaro não esteja comendo ou bebendo, ele deverá ser alimentado à mão até que comece a fazê-lo por conta própria.

  4. Alimente o passarinho com a mão. Mergulhe a ração para cães seca em água morna. Use uma pinça para pegar uma pequena quantidade de cada vez. Toque a extremidade da pinça na lateral do bico da ave, o que deve fazer com que ele abra a boca. Coloque a comida na boca do animal que, em seguida, fechará o bico e engolirá o alimento. O pássaro deve continuar a abrir o bico para mais comida. Alimente-o com pequenas quantidades a cada meia hora durante o dia. Cuide do pássaro o mínimo possível neste processo.

  5. Continue oferecendo comida viva. Enquanto estiver alimentando o bebê de melro com a mão, continue fornecendo a ração para cães umedecida em uma tigela que ele possa comer por conta própria e ofereça minhocas vivas ou tenébrios com as mãos, começando com animais pequenos ou pedaços deles. O alimento vivo incentivará o pássaro a tentar comer sozinho e irá prepará-lo para ser libertado.

  6. Coloque a gaiola perto de uma luz exterior para atrair insetos. Como insetos voam em volta da luz, o bebê de passarinho começará a pegá-los e comê-los. Este é um passo fundamental para prepará-los para serem libertados.

  7. Solte o pássaro. Assim que o animal estiver comendo e pegando alimento por conta própria, abra a porta da gaiola. Continue a fornecer comida, mas permita que o passarinho tenha acesso à liberdade. Não retire o animal à força para fora da gaiola. Às vezes, pode demorar algum tempo até que ele se arrisque do lado de fora. A ave bebê poderá voltar para a gaiola para comer por uma semana ou até mais. Continue a fornecer comida e água até que ele pare de retornar para a jaula.

Loading...

Aviso

  • Apenas tente salvar um pássaro inexperiente se tiver certeza que ele não está sendo alimentado por seus pais. Muitas vezes os bebês, se deixados sozinhos, logo aprendem a voar e seus pais continuarão a alimentá-los se não houver interferência. As aves selvagens vivem muito melhor por conta própria e muitas vezes os filhotes morrerão quando enjaulados.

O que você precisa

  • Ração seca para cães
  • Tenébrios
  • Minhocas
  • Gaiola grande
  • Poleiro
  • Pinça
  • Tigelas de comida e água
  • Milhete
  • Pipoca
  • Migalhas de pão
  • Luz do dia

Referências

Loading ...
Loading ...