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Como ensinar a leitura de palavras multissilábicas

Atualizado em 13 junho, 2017

Após aprender conceitos fônicos básicos, como sons comuns das letras e comportamento de agrupamentos de letras, ler palavras com várias sílabas é o passo seguinte. Requer que os estudantes apliquem as habilidades citadas em pequenas porções das palavras, em vez de na palavra inteira de uma só vez. Os alunos devem reconhecer partes das palavras, analizar cada uma por seus padrões fônicos, determinar o provável som das vogais, aplicar o acento correto e reunir as sílabas em uma palavra inteira outra vez. Este conjunto importantíssimo de habilidades de abordagem de palavras abre as portas para a leitura de textos de praticamente qualquer nível de dificuldade e transforma um leitor incipiente em um proficiente.

Instruções

Decodificar palavras multisilábicas torna possível a leitura de praticamente qualquer texto (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Revise as regras da fonética com o aluno, especialmente o comportamento das vogais e ditongos. Verifique seu domínio de sons consonantais e dígrafos básicos. Busque a habilidade de decodificar vogais seguidas de "R" e conhecimento de vogais tônicas e atônicas. Use sílabas aleatórias que demonstrem padrões fonéticos como "onho" ou "quim" para constatar o domínio do aluno sobre cada conceito.

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  2. Ensine ao aluno como reconhecer apostos comuns. Ofereça-lhe palavras e peça que identifique as raízes e afixos de cada uma. Por exemplo, proponha ao estudante que circule a palavra raíz e sublinhe os afixos em "prever" e "notou". Certifique-se de apresentar as alterações de grafia relacionadas a afixos, como a repetição de consoantes iniciais ou a substituição da vogal final pela inicial do sufixo.

  3. Explique os tipos de sílaba. Trabalhando um ou dois padrões por vez, proponha atividades de classificação de palavras e peça aos alunos que agrupem as sílabas aleatórias em seus respectivos tipos. Escreva sílabas de palavras longas em cartões separados e deixe que o aluno as arranje na ordem correta para formar a palavra. Por exemplo, dê os cartões com "nha", "mas" e "si" para serem decodificados e reorganizados em "massinha". Tente fazer com que o aluno tente decodificar palavras desconhecidas procurando os padrões silábicos e ordenando-os.

  4. Mostre ao aluno como dividir as palavras em sílabas. Lembre-o da separação de ditongos, dígrafos e hiatos. Pratique as divisões usando listas de palavras que contenham tipos silábicos semelhantes (como "ressentir" e "assinar"). Disponha de uma lista de palavras que exemplifique esses tipos. A partir da separação das sílabas com uma linha, verifique suas aptidões nesta tarefa.

  5. Demonstre sílabas tônicas ao aluno lendo uma palavra com o acento em sílabas diferentes e pedindo a ele que ouça atentamente e depois as separe em grupos segundo a posição da sílaba tônica. Mostre que em alguns casos, a sílaba tônica muda o significado da palavra, como em "límite" e "limite". Peça ao aluno que diga palavras e intencionalmente deslocar a sílada tônica. Mostre a ele uma lista de palavras sem significado, como "mazia" ou "uide" e diga para aplicar nessas palavras as regras de acento de diversas maneiras para fixar a decodificação de construções multissilábicas.

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O que você precisa

  • Textos com palavras multissilábicas
  • Papel e lápis
  • Cartões de sílabas para palavras pré-determinadas
  • Lista de palavras multissilábicas que exemplifiquem tipos de sílaba
  • Lista de sílabas e palavras aleatórias

Referências

Recursos

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