Mais
×

Como ensinar sequências numéricas na matemática

Ensinar sequências numéricas na matemática é o equivalente a ajudar os alunos a reconhecerem padrões. O primeiro padrão que muitos alunos do ensino fundamental aprendem é contar até dez. Eles contam de um a dez, aumentando o número anterior em um, o que é uma sequência numérica. A tabuada de multiplicação é outro tipo de sequência numérica que possui um padrão distinto: aumenta-se cada número ao multiplicá-lo pelo mesmo número.

Instruções

A arte com fios é uma forma de ensinar aos alunos padrões numéricos matemáticos de forma visual (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Ensine sequências aritméticas ao escrever quatro números. Escreva o segundo número como a soma do primeiro mais um valor fixo. Diga aos alunos para tentarem descobrir o próximo número na sequência. Comece com sequências simples como 2, 5, 8, 11, , onde cada número é o anterior mais três.

  2. Ensine multiplicação e sequências numéricas ao praticar sequências geométricas. Escolha um valor para multiplicar pelos números anteriores na sequência para estabelecer o padrão. Experimente uma sequência fácil, tal como o número anterior multiplicado por dois. Escreva uma sequência como 3, 6, 12, , no quadro e peça aos alunos para descobrirem o padrão.

  3. Disponha três copos de papel pequenos em um padrão de triângulo. Diga a um aluno para acrescentar uma fileira de copos ao triângulo e depois contar o número total de copos (deve haver seis). Diga a um segundo aluno para acrescentar outra fileira de copos ao triângulo e contar os dez. Peça para um terceiro adivinhar quantos copos o triângulo terá no total se uma terceira fileira for acrescentada. Ajude os alunos a reconhecerem o padrão numérico, que é o número anterior de copos mais um.

Dicas

  • Utilize peças de damas, feijões, bolas de gude ou outro itens pequenos para ajudar os aprendizes visuais a reconhecerem padrões em sequências numéricas.

Aviso

  • Os alunos devem saber realizar funções matemáticas básicas, como adição, subtração e multiplicação, para participar desses exercícios.

O que você precisa

  • Papel e lápis
  • Copos de papel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article