Como ensinar sobre saúde e puberdade para crianças da 5ª série

Escrito por bernard yao | Traduzido por jessica rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar sobre saúde e puberdade para crianças da 5ª série
Prepare bem uma lição para esse assunto tão importante (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

A puberdade é um momento confuso e caótico para um adolescente, ainda mais quando ele está no limiar da puberdade, como as crianças da 5ª série. É uma fase da vida em que cada pessoa deve passar, e ajudar os alunos a compreender as mudanças físicas e emocionais que ocorrem durante esse tempo, lhes permitirá perceber a puberdade e a adolescência de uma maneira positiva. Quanto mais os pré-adolescentes compreenderem as diferentes mudanças que ocorrem em seus corpos, melhor preparados estarão para lidar com elas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Vídeos ou DVDs relacionados à puberdade
  • Diagramas dos sistemas reprodutores
  • Folhas de atividade

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Obtenha a permissão dos pais para ensinar a puberdade como parte do currículo da escola. Siga a política da escola sobre como adquirir a permissão. Através de uma carta, informe aos pais sobre os temas que serão abordados como parte do programa e a data em que ele deverá ter início.

  2. 2

    Divida a classe em dois grupos, um de meninas outro de meninos. Algumas das aulas e das atividades se concentrarão somente em meninas, enquanto outras são feitas para os meninos. Por isso, o professor deve verificar se tais atividades e lições formam um cronograma para a realização das diferentes aulas. Separar os sexos também vai incentivar uma discussão honesta e franca e evitar qualquer tipo de constrangimento entre os alunos.

  3. 3

    Ensine os alunos sobre os sistemas reprodutivos com a ajuda de diagramas. Cubra os sistemas reprodutivos feminino e masculino com os dois grupos de alunos. Isso vai ajudá-los a aprender a fisiologia do corpo e aplicar a terminologia correta para as várias partes do sistema de reprodução.

  4. 4

    Explique o ciclo menstrual para as meninas e ensine-as sobre os produtos para mulher que estão disponíveis para uso. Explique a elas de que forma ainda podem continuar com suas atividades normais quando entram em seu período menstrual. Ensine aos meninos sobre as mudanças físicas que enfrentarão com o início da puberdade. Discuta as mudanças do corpo, como crescimento de pelos faciais em meninos, dos pelos do corpo em meninos e meninas, a mudança de voz neles, e o desenvolvimento de seios nelas.

  5. 5

    Comente sobre o aumento do odor corporal em ambos os sexos. Explique como as glândulas sudoríparas nas axilas e virilhas se tornam mais ativas, causando o aumento de odor corporal, e, que, portanto, eles precisam ter um cuidado especial com sua higiene pessoal.

  6. 6

    Analise as alterações emocionais, como mudanças de humor e instabilidade emocional vivida por meninos e meninas. Explique como elas ocorrem devido a flutuações dos níveis hormonais. Além disso, discuta como sua auto-confiança é afetada negativamente devido às mudanças físicas que estão ocorrendo. Explique que essas mudanças são normais e que toda pessoa tem que passar por isso. Ensine os alunos da 5ª série alguns métodos estratégicos que os ajudarão a lidar com suas emoções.

  7. 7

    Separe um tempo no final da sessão para que os alunos façam perguntas que possam ser problemáticas para eles. Esta sessão é importante para deixar os alunos exporem qualquer coisa que os confunda. O professor também pode verificar a compreensão dos alunos distribuindo algumas folhas de atividade que têm afirmações simples verdadeiras ou falsas. Isso permitirá avaliar a eficiência da lição.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível