×
Loading ...

Como fazer uma entrada de garagem de concreto estampado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Muitas pessoas que veem entradas de garagem ou calçadas de concreto estampado acham que é algum tipo de azulejo. Elas rejeitam a ideia de melhorar suas próprias entradas de garagem pois acreditam que concreto estampado é muito trabalhoso, quando na verdade é muito pouco mais trabalhoso que o concreto liso. Estampas para concreto estão disponíveis em lojas de decoração e construção, e são muito maiores e mais profundos que estampas comuns. Por isso, não é possível utilizar estampas artesanais no lugar de estampas de concreto.

Instruções

Use uma serra para concreto para criar um padrão na sua entrada de garagem (fancy garage 2 image by Aaron Kohr from Fotolia.com)
  1. Escolha o local onde sua entrada de garagem vai se juntar à rua. Remova um pedaço da calçada, se necessário, para ter acesso ao jardim vindo da rua. Cave qualquer planta, arbusto ou árvore na área escolhida com um pá, e corte qualquer relvado com uma faca, para ter uma área livre um pouco maior que a área onde a entrada da garagem vai ficar.

    Loading...
  2. Remova o solo da área para deixá-la com 7,5 cm de profundidade. Corte a área em declive para ajudar na drenagem; primeiro, cave os primeiros 30 cm da entrada da garagem com mais 75 mm e profundidade. Cave os próximos 30 cm 1,5 cm a mais; continue nesse processo até que a entrada da garagem chegue ao fim.

  3. Insira estacas pesadas no solo no decorrer das bordas internas da área. Coloque as estacas com 90 cm de distância entre elas. Ajuste cada estaca para que fiquem a aproximadamente 2,5 cm acima do nível do solo.

  4. Cubra as laterais com madeira própria para exterior. Coloque cada pedaço de madeira no decorrer do caminho, contra o solo, deixando 2,5 cm da tábua acima do nível do solo. Prenda as tábuas às estacas, usando pregos com limitador para prender com segurança.

  5. Compacte todas as áreas soltas de terra. Encha a área com 5 cm de cascalho fino. Compacte o cascalho o máximo possível.

  6. Encha a área com concreto pronto até que esteja pela metade. Espalhe bem o concreto com uma espátula de metal e alise a superfície com um pedaço de madeira. Espere três horas para que o excesso de umidade evapore da superfície do concreto.

  7. Termine de despejar o restante do concreto na área. Comprima bem a superfície e alise novamente com um pedaço de madeira. Faça juntas igualmente espaçadas, com 2,5 cm de profundidade, no decorrer da entrada da garagem, usando um régua e serra para concreto.

  8. Espere de duas a três horas para o concreto secar um pouco. Separe as laterais do concreto da estrutura de madeira usando uma régua para concreto entre as sessões, puxando-a em linha reta pelos lados. Escolha uma estampa de concreto e pressione-a levemente na superfície do concreto. Levante a estampa o mais reto possível e observe o desenho.

  9. Continue estampando a entrada da garagem conforme quiser. Alise qualquer erro com uma espátula de ferro e comece novamente; cuidado para não estampar por cima das juntas. Cubra a entrada quando estiver pronta com lonas de plástico por uma semana; remova as lonas e o molde quando o concreto tiver secado completamente.

Loading...

O que você precisa

  • Faca utilitária
  • Estacas pesadas
  • Madeira própria para exterior com 5 cm x 10 cm
  • Braçadeiras para madeira
  • Pregos com limitador
  • Compactador
  • Cascalho fino
  • Concreto pronto
  • Espátula de metal
  • Régua
  • Serra para concreto
  • Régua para concreto
  • Estampas para concreto
  • Lonas plásticas

Referências

Loading ...
Loading ...