Enunciados de problemas de matemática envolvendo perímetros para a quarta série

Escrito por jennifer zimmerman Google | Traduzido por bruno laget
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Enunciados de problemas de matemática envolvendo perímetros para a quarta série
A capacidade de compreender problemas matemáticos a partir de enunciados é crucial para alunos a partir da quarta série (Polka Dot/Polka Dot/Getty Images)

Enunciar problemas pode ser desafiador para os estudantes, seja pela leitura envolvida, ou pela dificuldade em conectar equações com texto. Mas é imperativo para alunos da quarta série conseguirem resolver problemas com enunciados verbais, não apenas porque enfrentarão vários deles ao longo de seus estudos com matemática, mas também porque os enfrentarão no "mundo real", como adultos. O perímetro (medida do contorno de uma figura plana de três ou mais lados) é um bom início para alunos de quarta série começarem a resolver problemas com enunciados.

Outras pessoas estão lendo

Problemas de um único passo

Um problema de um único passo significa que há apenas um cálculo a ser determinado a partir do enunciado. Problemas de um passo permitem aos alunos aprenderem a conectar texto com problemas matemáticos. Alguns exemplos de problemas desse gênero, envolvendo perímetros, para a quarta série são:

  1. A Sra. Smith gostaria de colocar uma cerca ao redor do seu jardim. Seu jardim possui 2 metros em dois dos seus lados, e 3 metros nos outros dois lados. Quantos metros de cerca ela precisará? (A resposta é 2+2+3+3 = 10 metros de cerca.)

2.O jardim de Tom possui o formato de um octógono, Ele quer colocar uma cerca ao redor do jardim. Cada lado possui 2 metros de comprimento. De quanta cerca ele irá precisar? (A resposta é 2 x 8 = 16 metros de cerca.)

Problemas de dois passos

Um problema de dois passos requer que os alunos de quarta série façam dois cálculos para responder a pergunta. Um exemplo seria:

  1. Rosa quer fazer gaiolas iguais para seus dois coelhos. Ela já possui as partes de madeira de cada gaiola construídas, mas deseja comprar arame em quantidade suficiente para passar em volta de cada gaiola. Uma das medidas da gaiola é 1,2 x 1,5 m. Quanto arame precisará para passar ao redor das duas gaiolas? (A resposta é 5,4 m, sendo 2,7 m para cada gaiola.)

Problemas de múltiplos passos

Problemas de múltiplos passos requerem que os estudantes completem mais de três cálculos para encontrarem a resposta de um problema. Estes podem ser difíceis para alunos de quarta série, mas são muito comuns nas provas. Eis um exemplo de um problema cujo enunciado exige resolução em múltiplos passos:

  1. Bill deseja comprar um revestimento de madeira para aplicar ao longo do perímetro de sua sala de estar. Duas das paredes possuem 3 m de comprimento, e as outras duas, 4 m. Mas Bill não precisa de revestimento para a porta, que possui 1 m de largura, nem para a janela de 1,5 m de largura. Quanto revestimento ele deverá comprar para sua sala de estar? (A resposta é: [3+3+4+4] - 1 - 1,5 = 14 - 2,5 = 11,5 m).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível