Qual a época certa para podar as hortênsias?

Escrito por faith mcgee | Traduzido por rúben carlos esteves
Qual a época certa para podar as hortênsias?
Pode os galhos do meio para aumentar a circulação de ar no interior da hortênsia (Michael Turek/Photodisc/Getty Images)

A melhor época para podar suas hortênsias depende do tipo que você plantou. Existem quatro tipos de hortênsias: a Mophead, que tem grandes buquês de flores firmemente apertados; a lacecap, que tem uma seção interior de pequenas flores rodeadas por um anel maior de flores mais vistosas; a oakleaf, que é um grande arbusto com buquês de flores brancas e as suaves, com flores enormes, idênticas a uma bola de neve. As Hortênsias devem ser podadas no verão, outono ou inverno dependendo do seu tipo.

Verão

Pode as hortênsias mophead, lacecap e oakleaf no verão. Esses tipos de hortênsias devem ser podadas antes de agosto para evitar a remoção de galhos que têm botões prontos para florescer no ano seguinte. Esses galhos são referidos como "madeira velha" ou aqueles que estiveram na hortênsia antes da estação atual. Os galhos que são removidos após o verão reduzem o número de flores para o próximo verão.

Outono ou inverno

As hortênsias de tipo suave devem ser podadas nos meses de outono ou inverno. Esses tipos de hortênsias florescem em madeira nova ou em galhos que criaram botões durante a temporada atual de crescimento. Podando na primavera ou no verão, você remove os galhos que produzem flores. Tipos de hortênsias em buquês, que têm a forma de flores em cone podem ser podadas nos meses de outono, verão ou inverno. Esse tipo de hortênsia raramente precisa de uma poda severa, a menos que tenha contraído uma doença fúngica.

Doenças Fúngicas

Pode os galhos que contraíram doenças fúngicas em qualquer época do ano, independentemente do tipo de hortênsia, porque os esporos dos fungos podem se espalhar por toda a planta através do vento ou da chuva. Remova os galhos que apresentem doenças como o míldio e ferrugem para evitar que a sua hortênsia fique danificada. Mergulhe um par de tesouras de poda de lâmina dupla em uma mistura de 70 por cento de álcool isopropílico e 30 por cento de água para efetuar os cortes e evitar a propagação da doença.

Pragas

Remova os danos causados ​​pelas pragas na sua hortênsia durante a estação de crescimento. Pragas como escamas, pulgões e ácaros podem originar a descoloração, distorção ou a desfolhagem da hortênsia. Pulverize sua planta com água para remover as pragas ou use um sabão inseticida. Retire as folhas que foram severamente danificadas pelas pragas. Você pode ter que reaplicar o sabão inseticida, porque ele só é eficaz após 24 horas da sua primeira aplicação.