Como escrever para um agente literário

Escrito por carl hose | Traduzido por felipe antonio de souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever para um agente literário
O primeiro passo para encontrar um agente literário para representá-lo é criar uma carta de apresentação bem escrita (Goodshoot RF/Goodshoot/Getty Images)

Um agente literário pode significar a diferença entre ganhar a vida tranquilamente como um escritor ou ser um escritor morto de fome. Agentes literários têm conexões no meio editorial, que muitas vezes podem abrir as portas que um escritor sozinho não teria acesso. Bons agentes literários irão trabalhar duro para conseguir o trabalho de um escritor aceito pelos melhores compradores possíveis, pois eles ganham seu dinheiro através de um percentual do trabalho do escritor ou em contratos que ele ajuda a negociar. Um escritor que deseja ser representado por um bom agente literário precisa convencê-lo que é profissional e poderá fazer o tipo de trabalho que uma editora está interessada em comprar. O primeiro passo para encontrar um agente literário para representá-lo é criar uma carta de apresentação bem escrita, que mostre você e seu trabalho para o agente. Aprender a escrever uma carta eficaz para um agente literário irá ajudá-lo a obter o reconhecimento que sua carreira precisa.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Adquira o "Guide to Literary Agents" (Guia para agentes literários) ou utilize um banco de dados online que permita que os escritores consultem agentes literários que estão procurando autores para representar (consulte Recursos). Especifique sua procura por um agente literário através da leitura das diretrizes e decida quais agentes que representam autores que fazem o tipo de trabalho que você faz. Muitos agentes lidam com uma variedade de material, mas muito poucos deles são particulares. Anote todas as suas opções e, então, especifique a ordem em que você irá tentar abordá-los.

  2. 2

    Escreva uma carta de apresentação para o agente usando as informações dadas nos guias de recursos literários. A carta não deve ter mais que uma página. Não escreva sobre quão bom escritor você é ou como você está ansioso para ser representado. A carta deve conter o endereço da agência literária no canto superior direito e uma saudação. Enderece a carta para quem as orientações especificam.

  3. 3

    O primeiro parágrafo deve ter uma breve introdução. Escreva ao agente sobre quem você é, há quanto tempo você escreve e um pouco sobre qualquer trabalho escrito antes publicados que você tenha. Inclua apenas algumas realizações selecionadas em relação a suas publicações. Não liste tudo que você já publicou.

  4. 4

    O parágrafo seguinte deve ser sobre o manuscrito que você gostaria que o agente literário revisasse para tomar a decisão sobre se irá ou não representá-lo. Dê uma breve sinopse da obra e indique se ela está ou não disponível para revisão imediata. É possível que o agente possa não ser capaz de representar este tipo de trabalho, mas pode gostar de sua escrita o suficiente para pedir para ver outra coisa.

  5. 5

    Termine sua carta de apresentação agradecendo ao agente por tomar o tempo dele para ler o seu trabalho e escreva que você gostaria muito de trabalhar com ele.

  6. 6

    Assine sua carta e não se esqueça de incluir seu nome completo, endereço, endereço de e-mail e número de telefone embaixo de sua assinatura.

Dicas & Advertências

  • Não tente negociar os termos de publicação em sua carta de apresentação a um agente.
  • Não diga ao agente que a sua família e amigos adoram seu trabalho.
  • Nunca pague um agente literário para representá-lo. Um agente honesto é pago através de uma porcentagem do trabalho que ele consegue por você.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível