Mais
×

Como escrever uma análise estatística de um estudo

Atualizado em 17 abril, 2017

Os dados coletados em um estudo de pesquisa cientifico devem ser analisados estatisticamente antes de se chegar a conclusões sobre os resultados. Geralmente, você deve demonstrar que existe um percentual menor do que 5% de que os resultados encontrados foram ao acaso. Escrever as análises estatísticas exige relatar todos os testes estatísticos utilizados, as variáveis ​​analisadas e, finalmente, os resultados.

Instruções

Um bom relatório estatístico é parte fundamental de um trabalho de pesquisa (statistic image by Soja Andrzej from Fotolia.com)
  1. Nomeie as suas variáveis e o tamanho da sua amostra. Os estudos incluem variáveis independentes, que são as definidas por você, e variáveis dependentes, que são as respostas e observações. Comece a escrever o seu relatório descrevendo quais variáveis ​​foram manipuladas e os quais os pontos finais que você examinou. Por exemplo, os tipos de sementes de aves em vários alimentadores seriam uma variável independente. O número de espécies de aves alimentadas e o tempo decorrido na alimentação são variáveis ​​dependentes. Também relate quantos alimentadores de pássaro foram utilizados e quantos testes foram executados. Forneça informação suficiente para que outros possam investigar o rigor da sua análise.

  2. Relate quais testes estatísticos foram utilizados. Existem centenas de testes estatísticos disponíveis, mas talvez apenas alguns deles sejam apropriados para o seu conjunto de dados. Caso você utilize um programa estatístico, relate qual é o programa e a versão. Estime o seu valor alfa, que é a probabilidade de que os resultados encontrados sejam devidos ao acaso. Este valor é geralmente estimado em cinco por cento, mas pode ser maior em estudos na área de psicologia ou comportamental.

  3. Detalhe os resultados fornecendo a maior quantidade possível de informações, incluindo valores P, F ou T, assim como os graus de liberdade. Tabelas são uteis para apresentar resultados estatísticos, especialmente para estudos longos com diversas variáveis. Também relate estatísticas básicas, como os erros principais e padronizados.

Dicas

  • Quando estiver escrevendo a análise estatística do estudo cientifico, evite descrever conclusões sobre o conjunto de dados, apenas forneça os fatos. Análises estatísticas são geralmente uma grande parte de um artigo que será concluído com uma seção dedicada à apresentação dos resultados.

O que você precisa

  • Processador de textos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article