Como escrever um arquivo VBS para encerrar um processo do Gerenciador de Tarefas

Escrito por lysis | Traduzido por laura pinheiro
Como escrever um arquivo VBS para encerrar um processo do Gerenciador de Tarefas
Os arquivos VBS são úteis para administradores de rede (networking image by .shock from Fotolia.com)

O Gerenciador de Tarefas do Windows é um aplicativo que permite a visualização de todos os processos da máquina, ou seja, dos programas em execução. Eles podem rodar em segundo plano ajudando o sistema operacional a funcionar ou podem ser aplicativos de software abertos pelo usuário. É possível usar um arquivo VBScript (VBS) para fechar esses processos. Isso é uma ferramenta útil para administradores de rede que querem impedir que os programas sejam abertos quando o usuário inicializa a máquina.

Instruções

  1. 1

    Crie uma cadeia de caracteres para armazenar o valor do processo que deseja fechar. Neste exemplo, o arquivo VBS fechará o aplicativo do bloco de notas. O código a seguir criará uma variável de sequência para o processo do bloco de notas: Dim process process = \"notepad.exe\"

  2. 2

    Crie uma variável de objeto que represente a conta de usuário do administrador. Isso é necessário para encerrar os processos da máquina. O código a seguir cria um objeto WMI utilizado posteriormente para descobrir o controlador do processo: Set wmi = GetObject(\"winmgmts:{impersonationLevel=impersonate}!\\myComputer\root\cimv2\")

  3. 3

    Use a variável de serviço WMI para obter o controlador do processo que deseja encerrar. Ele é uma chave única dada ao processo que o Windows usa como referência interna. Para consultar o serviço WMI, use o seguinte código:

    Set process = objWMIService.ExecQuery (\"Select * from Win32_Process Where Name = \" & process)

  4. 4

    Encerre o processo. Uma vez que o usuário pode ter várias janelas do bloco de notas abertas, o código usará uma sequência para encerrar cada processo. Isso acontecerá com todos que correspondam a \"notepad.exe\". O código é: For Each objProcess in process objProcess.Terminate() Next

  5. 5

    Verifique se o processo foi encerrado exibindo os resultados na tela. O código a seguir indica uma mensagem de sucesso ao usuário: WSCript.Echo \"Just killed process \" & process

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível