Saúde

Como escrever uma autobiografia

Escrito por christina hamlett | Traduzido por elia regina previato

A menos que você venha mantendo um diário escrito desde a sua infância ou sempre tenha ouvido dos amigos que as suas piadas e histórias dariam um livro algum dia, a tarefa de compilar suas memórias em uma autobiografia vendável pode parecer algo um pouco complicado. Você vai precisar de orientação para coletar ideias a respeito da sua vida e decidir o que deve ser publicado.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Software de edição de textos

Lista completaMinimizar

Instruções

    Ler autobiografias ajuda a organizar suas ideias

  1. 1

    Leia autobiografias de outras pessoas para saber como estruturar as suas ideias. Preste atenção se elas fazem referências a eventos históricos externos, inclusive citações e observações de outros indivíduos ou fotografias e correspondências. Tome nota se o texto é escrito no tempo presente, como quando o autor não sabe o que vai acontecer em seguida (em formato de diário) ou se é escrito em forma de retrospectiva, com comentários e análises da importância de cada evento ou relacionamento.

  2. 2

    Decida se sua autobiografia será um registro cronológico de sua vida desde o seu nascimento ou se irá focar em um incidente essencial que definiu sua vida (uma viagem reveladora feita ao exterior, o fato de ter sobrevivido a um acidente quase fatal, a fundação de uma companhia de teatro, o fato de ter se arriscado financeiramente e obtido sucesso nos negócios).

  3. 3

    Identifique o objetivo central de sua autobiografia (além de ganhar dinheiro e se tornar assunto de cometários). Servir de exemplo inclui inspirar outras pessoas a seguir seus sonhos, educar os leitores sobre o que é viver com uma doença em particular, lançar luz sobre uma existência que foi anteriormente obscura ou surpreender e entreter pessoas com a revelação de que você tem um perverso senso de humor autodepreciativo.

  4. 4

    Identifique o seu leitor alvo. Lideres nos negócios, por exemplo, gravitariam em torno da biografia de alguém que exibe força, sabedoria e resiliência em tempos de desafios econômicos. Pais de crianças com necessidades especiais se entusiasmariam em aprender como alguém lidou com circunstâncias similares. Eleitores estão sempre interessados em aprender mais a respeito do que motiva os políticos eleitos.

  5. 5

    Crie uma linha de trabalho baseada no formato identificado no passo 2. Mesmo sendo sua autobiografia uma obra de não ficção, ainda precisa aderir à tradicional estrutura de três partes das obras de ficção. Isso significa que precisa ter início, meio e fim. Se você está escrevendo sua autobiografia cronologicamente desde o seu nascimento até sua idade atual, a abordagem mais fácil é simplesmente dividir sua idade atual por três. Se você está agora com 60 anos, então sua primeira parte irá focar no período desde o seu nascimento até os seus 20 anos, a segunda parte vai cobrir os acontecimentos até os seus 40 anos e a terceira parte vai trazer os leitores até o presente. Se ao invés disso, você planeja focar num incidente principal, o livro se dividirá em "Conflito", "Complicação" e "Conclusão".

  6. 6

    Decida o tamanho da sua autobiografia. Isso não vai apenas ajudá-lo a se manter focado no conteúdo de seu início, meio e fim, mas também vai fornecer um cota de escrita para trabalhar a cada semana. Se, por acaso, sua autobiografia terá 120 páginas, cada sessão descrita no passo 5 terá 40 páginas. Uma vez que é importante ter capítulos uniformes em termos de extensão, você pode decidir que cada capítulo terá dez páginas. Dependendo do que mais está acontecendo em sua vida, você pode estabelecer metas para escrever um capítulo por semana, por mês, ou o que melhor funcione para você e sua abstração.

  7. 7

    Mantenha-se sintonizado à atual relevância de seu conteúdo para um público que nunca conheceu você. Ninguém sabe de sua vida tão bem quanto você, mas nem todas as coisas que vivenciou vai ser interessante para outras pessoas. Mesmo que você ainda lembre do tão divertido que foi quando você e seus amigos colocaram um cavalo dentro do dormitório (e relatam os detalhes como se tivessem ocorrido ontem), seus leitores não conhecem as personalidades de seus respectivos colegas, nem o que fez do incidente algo tão engraçado e irônico na sua opinião. Isso não quer dizer que você não pode inserir histórias assim, mas precisa estar certo de que seus leitores entenderão o contexto e serão capazes de se identificar com ele.

  8. 8

    Identifique e articule as lições que aprendeu de suas várias experiências. Examine seus sucessos e seus fracassos para ver se pode identificar um tema recorrente e padrões em sua vida. Reflita sobre as pessoas que o ajudaram a atingir suas metas.

  9. 9

    Escreva seu primeiro rascunho e, depois, deixe de lado por algumas poucas semanas. Tome notas nesse meio tempo de outros eventos que você pode querer incluir nos capítulos atuais.

Dicas & Advertências

  • Convide leitores com uma opinião e julgamento que você confie para ler seus capítulos em andamento e que possam dar um retorno sincero.
  • Textos do tipo "O livro de autoconhecimento", de Margaret Tiberio, (Editora Walking Stick) fornecem bons projetos para recarregar bancos de memória e dar tópicos esclarecedores, introspectivos para explorar. Uma outra fonte é "4.000 perguntas para conhecer alguém", de Barbara Ann Kipfer, (Editora Ramdom). Use-os para entrevistar a si mesmo.
  • Tenha cuidado se sua autobiografia contiver informações privilegiadas que foram adquiridas em um contexto confidencial profissional ou se suas referências a outros indivíduos podem gerar um potencial processo judicial.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media