Como escrever uma carta descritiva curta

Escrito por jan archer | Traduzido por sergio mosquim junior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever uma carta descritiva curta
Escrever uma carta é uma habilidade que aumentará sua capacidade de se comunicar com amigos e colegas de trabalho (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Uma carta descritiva é útil quando você for tentar arrumar um emprego, manter contato com um amigo ou colega, ou endereçar a um colega de trabalho, comunidade ou cliente. Aprender a escrever uma carta curta o ajudará a melhorar as técnicas de comunicação e garantirá a boa vontade do leitor. Siga alguns passos específicos para garantir que a carta está detalhada, concisa e fácil de ler.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Caneta e papel ou computador com software de processamento de texto
  • Dicionário
  • Enciclopédia (opcional)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Inicie com uma saudação apropriada. Ela pode incluir "Querido___", "Bom Dia" ou "Boa Tarde".

    Uma saudação ajuda a prender a atenção do leitor de uma maneira positiva. Ela foca o leitor em sua voz antes de lançar o conteúdo da mensagem, evitando o efeito de interrupção que pode ocorrer em uma carta sem saudação.

  2. 2

    Introduza o tópico da carta com uma frase geral. Por exemplo: "Ultimamente, o clima em São Paulo tem sido quente e com muitos ventos. Parece que a primavera está chegando".

    Tenha um dicionário em mãos e olhe qualquer palavra que você tiver dúvidas. Depender muito da correção automática pode ser prejudicial à carta, já que o software não identificará todos os erros ou usos incorretos de palavras.

  3. 3

    Mova para o corpo da carta e inclua detalhes concretos. Estes detalhes são palavras e frases que atraiam os cinco sentidos — tato, paladar, olfato, visão e audição. Estas palavras concretas ajudam o leitor a visualizar e experimentar os detalhes da carta.

    Por exemplo, uma frase descritiva que usa um detalhe sensorial pode ter esta aparência: "O clima na parte sul do Rio de Janeiro está lindo nesta época do ano. O Sol está aquecendo até uma temperatura de 30 ˚C e as palmeiras estão vívidas e balançando as folhas com o vento. Eu olho pela janela a cada dia e penso no quão sortudo eu sou de ver este clima limpo e as plantas tropicais".

    O uso desta descrição dá ao leitor algo para visualizar enquanto lê, diferentemente de frases como, "O tempo está bom", que não produz nenhuma imagem devido à abstração.

  4. 4

    Encerre a carta com uma frase positiva. Por exemplo, "Eu espero notícias suas logo" ou " Eu espero que esteja tudo certo com você" ou "Tenha uma ótima semana, e vamos continuar nos falando". Encerrar a frase com algo gracioso ajuda o leitor a ficar satisfeito com a conclusão. Se a carta for encerrada abruptamente, o leitor pode se sentir desapontado ou achar que o escritor não se importou o suficiente em terminar a carta antes de enviá-la.

  5. 5

    Leia novamente a carta. Quanto mais curto for um documento, mais importante é evitar erros de ortografia e gramática. Imprima a carta para uma leitura mais eficiente e leia em voz alta para pegar com mais facilidade palavras que estiverem faltando e frases que precisam ser alteradas.

    O desacordo é importante porque várias frases longas (ou até mesmo várias frases curtas) podem se tornar ineficientes e perder o leitor. Por exemplo, as seguintes frases precisam ser revisadas e corrigidas: "Ela veio hoje. Ela estava feliz em ver o bebê. Ela riu quando ela o pegou. Foi uma ótima tarde. Ela saiu às quatro".

    Estas frases estão desconexas e criam um tom robótico que não combina com a positividade da carta. Ao revisar e alterar as frases, elas podem ficar desta maneira: "Ela veio esta tarde e segurou o bebê. Ela riu alegremente quando o segurou. Nós tivemos uma tarde muito gostosa juntos, e ela saiu por volta das quatro".

    Se você não conseguir lembrar das palavras, use a enciclopédia para encontrar mais facilmente palavras e frases para evitar clichês e termos em desuso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível