Mais
×

Como escrever um livro didático

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tome suas ideias e transforme-as em um livro. Os livros didáticos são escritos para ajudar as pessoas a adquirir novos conhecimentos. Se você tem uma ideia, que poderia ensinar aos outros, pode desenvolver descrições e instruções passo a passo para os aprendizes. Siga essas etapas para escrever um livro.

Instruções

Os livros didáticos são escritos para ajudar as pessoas a adquirirem novas informações (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Conheça seus leitores. Investigue seu público. Pergunte aos professores e docentes quais os livros que eles necessitam, e o que gostam sobre aqueles que já possuem.

  2. Encontre um nicho e estude-o. Depois de conhecer as necessidades, adapte seu livro para supri-las. Você não vai querer escrever sobre algo que já foi escrito. A pesquisa é o primeiro passo fundamental para escrever um livro.

  3. Antes de começar, tente encontrar uma editora que esteja interessada em sua ideia. Será preciso uma proposta para o livro, que descreverá as suas ideias e o conteúdo do livro.

  4. Esboce seu livro. Crie uma tabela de conteúdos e capítulos falsos para poder visualizar seu livro como um todo. Inclua um índice e um glossário.

  5. Escreva cada capítulo. Você não tem que começar pelo começo. Escolha um capítulo e desenvolva-o. Inclua gráficos e tabelas.

  6. Inclua atividades e demonstrações para os professores utilizarem em sala de aula. Você quer um livro que ensine e revise. Se desejar, inclua uma revisão de texto e questionário no final de cada capítulo.

  7. Mantenha o texto simples, interessante e informativo. Presuma que o leitor não conhece nada sobre o tema. Lembre-se de que está escrevendo para um estudante, e não alguém que já atua na área.

Dicas

  • Verifique com alunos e professores sobre a ideia do seu livro. Ouça o que eles gostam e não gostam sobre seu livro.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article