Mais
×

Como escrever uma partitura musical no Finale

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O Finale é um programa popular de notação musical. Ele permite criar partituras com aparência profissional para suas músicas, dispensando a contratação de alguém para essa tarefa. Isso economiza dinheiro, e, uma vez que aprender a usar o Finale, não leva muito tempo para você escrever uma canção. Se os editores rejeitarem sua música, ignore-os completamente - apenas imprima e publique você mesmo suas próprias músicas.

Instruções

Escreva partituras musicais no Finale

    Iniciando e colocando as notas através do teclado do computador e do MicNotator

  1. Visite o site do Finale e verifique as características das várias versões do programa (veja na seção Recursos). Compre a versão que tenha as características de que você precisa. Em seguida, instale o Finale em seu computador. Abra-o e verifique suas diversas características.

  2. Decida como gostaria de inserir as notas em uma página para criar partituras. Você pode inseri-las apenas usando o teclado do computador, tocando instrumento de metal ou de sopro em um microfone ou um teclado MIDI (teclado de um piano eletrônico especial conectado ao computador).

  3. Aprenda a colocar as notas usando o teclado do computador. Execute o Finale e, em seguida, selecione "Help", "Finale Tutorial" e "Simple Entry" ou "Speedy Entry". Leia e siga as instruções do tutorial e pratique inserindo uma linha melódica simples. "Simple Entry" e "Speedy Entry" são duas formas diferentes de escrever a música usando o teclado do computador: a simples permite inserir as notas clicando na pauta ou pentagrama, e a rápida permite criar a música mais rapidamente usando o teclado numérico do teclado do computador e um teclado MIDI simultaneamente.

  4. Aprenda a inserir notas usando o MicNotator, um recurso do Finale que permite a execução dessa tarefa através de um instrumento de sopro ou de metal usando a ferramenta "Speedy Entry". Configure o MicNotator para seu instrumento específico; leia as instruções acessando "Help", "Table of Contents", "Index" e "MicNotator". Clique na ferramenta "Speedy Entry" e defina o compasso. Pressione a tecla Caps Lock, pressione a tecla numérica no teclado do computador que corresponda ao valor desejado e toque as notas em seu instrumento.

    Inserindo as notas através de um teclado MIDI

  1. Siga as instruções de configuração MIDI para inserir as notas usando um teclado MIDI; consulte "Help", "Table of Contents", "Index" e "MIDI Setup". Clique na ferramenta "HyperScribe", escolha "Beat Source" e depois "TAP". Clique no ícone do valor da nota que deseja representar com cada toque de seu pedal de sustenido - por exemplo, o ícone da semínima pontuada para um compasso 6/8, 3/8 ou 9/8. Clique em "Standard Sustain Pedal" e, em seguida, em "OK".

  2. Continue o processo de inserção das notas via MIDI: no menu "MIDI", selecione "Quantization Settings". Na opção "Smallest Note Value", clique na oitava nota e, em seguida, clique em "OK". Desse modo, o Finale entenderá que cada tempo é representado por uma semínima pontuada e que o pedal de sustenido marcará o tempo.

  3. Clique no primeiro compasso da pauta superior e toque uma melodia no teclado MIDI. Toque lentamente, se quiser, mas toque o pedal a cada batida. Ao terminar, clique com o mouse e certifique-se de que as notas foram inseridas corretamente. Para instruções mais detalhadas, leia e siga as instruções de configuração de MIDI para escrever notações com um teclado MIDI; consulte "Help", "Finale Tutoriais" e "Hyperscribe-Notate As You Play".

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article