Como escrever poemas com metáfora estendida

Escrito por michelle brunet | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever poemas com metáfora estendida
Depois de ter escolhido uma metáfora, inspire-se por dez minutos sem julgamento (boy writes to writing-books image by Stepanov from Fotolia.com)

Em primeiro lugar, você deve saber a diferença entre analogia e metáfora. "Ela come como um passarinho" e "tão bonito quanto um botão" são analogias, pois as duas palavras se comparam entre si através das conjunções "como" e "quanto". As metáforas são comparações sem o uso de "como" e "quanto", e os conceitos comparados são muitas vezes diferentes. "Meu chefe é uma besta" é um exemplo. Uma metáfora estendida prolonga a metáfora mencionada na primeira linha ao longo de um poema ou um parágrafo de prosa inteiro. Se estiver escrevendo seu primeiro poema neste estilo, comece criando um poema de verso livre. Depois poderá passar para um estilo estruturado, como um quarteto de rimas ou um rondel, que consiste em dois quartetos seguidos por um quinteto ou sexteto.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Exemplos de poemas com metáfora estendida

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Leia alguns exemplos de poemas com metáfora estendida e repare como cada linha sucessiva descreve a comparação que é afirmada na primeira linha do poema. A página da Miss Sprecher na seção Recursos tem exemplos de poemas de metáfora estendida em inglês.

  2. 2

    Desenhe uma tabela de quatro colunas em um pedaço de papel com as seguintes categorias: pessoas, animais, substantivos abstratos e objetos concretos.

  3. 3

    Anote pelo menos cinco palavras em cada coluna. Por exemplo, em "pessoas", você pode escrever "Samantha", "bandido", "estrela de cinema", "estranho" ou "mãe". Em "animais", pode escrever "gato", "besta", "unicórnio" ou "hiena". Em "substantivos abstratos", escreva, por exemplo, "vida", "amor", "ciúme", "beleza", "habilidade" ou "memória". Em "objetos concretos", você poderia usar "tempestade", "arquivo", "placa", "joia" ou "fábrica".

  4. 4

    Selecione duas palavras que você colocou nas tabelas para comparar e, assim, criar uma metáfora. Você pode escolher duas palavras contidas no mesmo título ou escolher palavras a partir de dois títulos diferentes para criar uma comparação entre dois conceitos que são ainda menos parecidos.

  5. 5

    Escreva uma primeira frase para formar a metáfora. Por exemplo, se escolher "vida" e "arquivo", você pode escrever uma frase metafórica, como "Minha vida é um arquivo".

  6. 6

    Pense, anotando todas as suas ideias em uma folha de papel, frases que estão relacionadas com a sua declaração metafórica. Permita-se escrever livremente durante cinco ou dez minutos, sem compromisso ou interrupções. Qualquer palavra, expressão ou frase pode ser escrita. Algumas frases relacionadas com "Minha vida é um arquivo" podem ser, por exemplo, "muitos arquivos", "desde o nascimento até o presente", "memórias por ano", "primeiros passos" ou "o dia em que aprendi a nadar".

  7. 7

    Comece escrevendo um poema de verso livre, onde a primeira linha é a sua frase metafórica e cada linha adicional incorpora suas palavras, frases ou expressões da sua sessão de criatividade. Um poema de versos livres não tem que rimar e as linhas não precisa ter o mesmo comprimento.

  8. 8

    Evite definir a estrutura de um parágrafo. Comece um novo verso cada vez que você achar que deve haver uma pausa, caso alguém fosse ler o poema em voz alta. Isto significa que os pontos finais não precisam ser inseridos no final de cada verso.

  9. 9

    Quando o seu poema estiver pronto, leia-o em voz alta e modifique a estrutura para que flua naturalmente de verso para verso.

Dicas & Advertências

  • Quando estiver confortável escrevendo poemas com metáfora estendida de versos livres, experimente um estilo mais estruturado. Encontram-se alguns exemplos de esboços de outros estilos na página Shadow Poetry, na seção Recursos (leitura mais aprofundada). Você também pode criar metáforas estendidas através da utilização de verbos ou adjetivos para comparações, como "seu rosto estava inflamado" ou "o lápis carnívoro".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível