Como fazer uma escultura de madeira

Escrito por carmen laboy | Traduzido por elisa silva
Como fazer uma escultura de madeira

Este busto tem pinturas e traços queimados, além de ser esculpido

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Para fazer uma escultura de madeira geralmente não é necessário conhecimentos ou habilidades artísticas avançadas. De fato, você pode usar imagens pré feitas, letras e fontes (baixadas ou de livros), como parte do desenho. Se você tiver uma aveia mais artística pode improvisar para criar algo mais pessoal.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Ferramentas para esculpir madeira
  • Lápis
  • Papel grafite ou carbono (opcional)
  • Tintas (opcional)
  • Ferramentas para queimar madeira (opcional)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Escolha uma peça de madeira primeiro, depois decida o desenho. Alguns fazem isso ao olhar a peça e encontrar a inspiração com base no formato natural dela, enquanto outros acham mais fácil fazer a imagem e depois encontrar a madeira apropriada. Para um iniciante geralmente é melhor começar com uma peça plana do que ser inspirado pela tridimensionalidade da madeira. Você pode encontrar madeira em muitos lugares, de um tronco velho em um jardim ou em uma loja de suprimentos de arte. Tenha certeza de que o pedaço seja macio o suficiente para ser esculpido por suas ferramentas.

  2. 2

    Prepare as ferramentas, pois há diversos tipos diferentes que você pode usar dependendo do efeito que deseja e no seu nível de habilidade. Por exemplo, você pode usar usar uma faca de bolso, um conjunto de ferramentas comprado em uma loja ou até uma serra elétrica. Porém lembre-se de usar somente ferramentas adequadas para seu nível de habilidade. Cuide das suas ferramentas ao garantir que estão afiadas e sem ferrugem. Se elas forem compradas em uma loja, podem vir com vários punhos com lâminas escavadas ou entalhadas na ponta. Algumas são boas para fazer quinas, enquanto outras são melhores para fazer curvas. Quanto maior a ferramenta, maior é o projeto que você pode fazer. Lembre-se que os conjuntos devem ser tratados com cuidado como uma faca, apesar de serem mais complicados para afiar. Esculpir com uma serra elétrica é extremamente difícil e é uma habilidade especializada, recomendada para quem tem muita experiência com elas, além de precisar de capacidades visuais e espaciais avançadas, mais comuns em quem já está acostumado a trabalhar com esculturas maiores.

  3. 3

    Transfira o desenho para a madeira, o que pode ser feito à mão livre, através de gravações em 3-D, ou usando diversas ferramentas em uma superfície plana. Você pode usar papel carbono ou grafite para transferir uma imagem impressa ou usar uma caneta para queimar madeira para traçar o desenho e queimar a imagem na madeira. É importante ter cuidado com a escala quando fizer uma escultura tridimensional. Por exemplo, se for um busto em um quadrado, você vai precisar cortar as quinas para obter uma aparência curva. No entanto, não há uma regra em relação a quanto ou como cortar, então use o seu senso de escala. É melhor ter madeira demais do que de menos.

  4. 4

    Pratique esculpir para ter certeza que as ferramentas estão afiadas. Para blocos maiores, comece das bordas com um cinzel pequeno e um martelo, até obter a forma geral que deseja. Por exemplo, uma forma circular para uma cabeça ou as estrias para penas. Depois disso, use cinzéis menores para criar os detalhes. Você pode segurar pedaços menores e mais macios de madeira conforme esculpe ou deixá-los na mesa. Mire a ferramenta em um ângulo de 315º ou 45º de distância do seu rosto. Segure a madeira longe do seu corpo, com a mãe abaixo da ferramenta e puxe ou empurre para cima e fora. O corte vai ser maior se você empurrar para baixo, o que é mais rápido mas exige mais força, além de correr mais risco de errar.

  5. 5

    Comece a esculpir removendo espaços vazios ao redor do objeto central. Por exemplo, se for uma imagem de um pato em um bloco e você quer deixar as bordas como uma moldura, você deve cortar cuidadosamente ao redor primeiro, e depois escavar (ao cortar para baixo e depois fazer o ângulo) o plano de fundo para uma profundidade aceitável. Somente depois disso foque nos detalhes do pato. Você também deve usar uma faca curva para dar o contorno geral do animal, então usar outras facas que diminuem progressivamente de tamanho para fazer os detalhes (sempre mirando só um arranhão e depois fazer o ângulo, pois se for profundo demais pode destruir o desenho).

  6. 6

    Termine a imagem pintando-a, queimando os detalhes ou simplesmente cobrindo com laca. Você ainda pode deixar a obra sem qualquer selante, permitindo que ela adquira um visual de desgastado, talvez com musgo nas fendas.

Dicas & Advertências

  • As ferramentas de esculpir são extremamente afiadas. Por isso, nunca segure a madeira próximo demais ao corpo enquanto trabalha, já que você pode se furar e possivelmente pegar uma infecção pela madeira na ferida. Também é provável que você sofra pequenos cortes e arranhões nos dedos, por isso vista luvas de couro fino. Lembre-se de ter curativos e desinfetantes disponíveis caso sejam necessários.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media