Mais
×

Como escurecer cabelos grisalhos rapidamente a partir de formulações caseiras de óleo de alho

Atualizado em 17 abril, 2017

O aparecimento dos cabelos brancos é uma aflição universal, tanto para homens quanto para mulheres durante seu envelhecimento. Para alguns, os fios grisalhos começam a aparecer já aos vinte anos; para outros, podem não ser visíveis ainda por muito tempo. Existem muitos xampus no mercado que combatem o nascimento desses fios, mas muitos deles contêm aditivos, como o chumbo, que podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, além de custarem caro. Entretanto, é possível preparar uma tintura barata e natural que cobrirá os fios grisalhos com um ingrediente que você provavelmente sempre jogou fora: casca de alho.

Instruções

Combata os cabelos grisalhos com uma tintura caseira e natural (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Descasque várias cabeças de alho e guarde as cascas. Se possível, acumule-as por um bom período de tempo conforme for utilizando o alho em sua cozinha. Você pode também descascar várias cabeças de uma só vez e depois conservar o alho em azeite de oliva, em um local fresco e escuro, e utilizá-lo posteriormente.

  2. Aqueça as cascas de alho em uma frigideira em fogo baixo até que ressequem e escureçam.

  3. Triture as cascas ressecadas e escurecidas através de um pedaço gaze, criando um pó fino. Descarte quaisquer resíduos.

  4. Misture com algumas colheres de sopa de azeite de oliva para originar uma mistura similar em textura a uma tintura comercial, mais viscosa que xampu, mas mais rala que uma pasta.

  5. Armazene em um frasco pequeno de vidro com tampa em um local escuro por, pelo menos, uma semana.

  6. Espalhe uma pequena quantidade da tintura nos cabelos umedecidos à noite. Cubra os cabelos com uma toca de banho e enxague-os pela manhã. Para melhorar os efeitos da tinta, deixe atuar por dois ou três dias antes de enxaguar. Como é um tratamento natural, pode ser repetido quando a cor começar a desbotar, o que ocorre em cerca de três a quatro semanas.

  7. Incremente sua dieta com aditivos naturais como cobre, selênio, suplementos proteicos e vitamina B12, para estimular a saúde dos cabelos e desacelerar a perda de coloração.

O que você precisa

  • Alho
  • Frigideira
  • Gaze de linho ou algodão
  • Azeite de oliva
  • Frasco de vidro com tampa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article