Educação e ciência

O que é a esfera pública?

Escrito por emily jarvis | Traduzido por mário candi tsuge
O que é a esfera pública?

A esfera pública é um conceito de diálogo aberto em que a opinião pública é formada

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A esfera pública é um conceito de uma comunidade reunida para compartilhar informações e formar opiniões. É um lugar de ninguém, apesar de ser muitas vezes associada a fóruns públicos. O conceito está também relacionado ao mercado das ideias, um conceito de que, se todas as ideias, boas e más, forem compartilhadas, a verdade aparecerá. A esfera pública foi originalmente proposta pelo teórico cultural Jürgen Habermas em 1962.

Outras pessoas estão lendo

A esfera pública conceitualizada

A esfera pública ideal é feita de pessoas privadas, reunidas em público, para discutir as necessidades da sociedade com o Estado, a força dominante. Através de assembleias e diálogos, o público gera opiniões sobre o papel do Estado, desafiando ou afirmando o status quo. O público então articula seus pareceres. Esse diálogo torna-se a opinião pública. Os teóricos culturais concordam que a opinião pública é vital para uma democracia legítima.

Uma esfera pública de sucesso

Existem cinco fatores que constituem uma esfera pública ideal e bem sucedida. O primeiro é o acesso. As pessoas devem poder acessar os discursos universalmente para formar verdadeiras opiniões públicas. Os discursos devem ser abertos e sem segredos, ocorrendo em fóruns públicos. O segundo é o grau de autonomia. As pessoas devem participar na esfera pública, por vontade própria e sem coerção, e devem ter suas próprias opiniões. O terceiro é o igualitarismo, ou rejeição de uma hierarquia. Todas as pessoas devem ser iguais na esfera pública, com cada opinião de peso igual. O quarto é o estado de direito, a subordinação do Estado. O último fator é a qualidade da participação. O público deve estar cometido a uma lógica comum para debater racionalmente.

A esfera pública historicamente

A esfera pública que conhecemos foi estabelecida no século XVIII, com o crescimento dos lugares de reunião pública. Os cafés, sociedades literárias e uma imprensa livre eram todos locais de reunião ou estabelecimentos onde poderiam ser discutidas questões de interesse público. A Internet pode ser considerada uma esfera pública moderna. Historicamente, os governos tentaram censurar a esfera pública para controlar discursos. As tentativas de criminalizar ou sufocar os discursos ainda são vistas hoje.

Problemas com a esfera pública

Uma verdadeira esfera pública nunca foi alcançada. A privação dos grupos ao longo da história tornou impossível que todos tenham um acesso igualitário. As exclusões étnicas, de gênero e classe sempre existiram, embora essas barreiras estejam se quebrando continuamente. Apesar dos avanços nos direitos civis, os interesses privados continuam a invadir a esfera pública. Os jornais com fins lucrativos, publicidade e até mesmo os gastos enormes em eleições públicas são exemplos de dinheiro confundindo uma esfera pública ideal.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media