Especificações sobre os vãos entre vigas de madeira

Escrito por john landers | Traduzido por débora faggioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Especificações sobre os vãos entre vigas de madeira
As especificações de feixes de madeira determinam como serrar a madeira para um projeto de construção (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Geralmente, os construtores instalam vigas de madeira para suporte estrutural, onde a distância entre os suportes representa o vão. Os engenheiros, arquitetos e construtores precisam ter conhecimento das especificações das vigas de madeira para projetar estruturas econômicas e duráveis. As especificações dos vãos são derivadas, levando-se em consideração a resistência e a rigidez das vigas sob forças transversais. Isto significa a medição da resistência de uma viga sob uma força que é aplicada contra o fluxo longitudinal dos grãos. As principais especificações incluem o momento de flexão, a deflexão devido a carga, o cisalhamento horizontal e o suporte nos apoios.

Outras pessoas estão lendo

Momento de flexão

O momento de flexão refere-se à resistência de uma viga de madeira contra flexão ou tensões. O módulo de elasticidade calcula a resistência da madeira e da sua capacidade para resistir à flexão, alongar-se ou curvar-se sob tensão, de acordo com o tamanho, o tipo, o grau e outros fatores. Os engenheiros derivam o módulo de elasticidade usando máquinas altamente calibradas para esticar a madeira. Simultaneamente, adicionam quantidades crescentes de forças no centro do material. O pesquisador registra o alongamento ou o estiramento da madeira e prevê a deformidade do material sob pressão. Um módulo de elasticidade alto mostra uma maior probabilidade de deformação.

Corte horizontal

As vigas de madeira suportam uma força de corte vertical. Pense na estrutura e na cobertura de telhado, além de outros anexos pesando sobre a estrutura inferior. As vigas de madeira também têm forças de corte longitudinal e transversal. Isto faz com que um feixe deslize pela parte inferior. Para evitar esta ocorrência, a resistência ao corte da viga deve ser igual ou superior ao corte horizontal causado pela força vertical.

Deflexão

A deflexão leva em conta a quantidade de deformação que ocorre à medida que uma viga de madeira resiste à flexão sob o peso estrutural. Enquanto a flexão sob o peso não tem efeito sobre o valor de projeto, não influencia a durabilidade e a robustez do feixe. Além disso, a deflexão considera a quantidade de vibração permitida para pisos ou a prevenção de danos em materiais frágeis na construção residencial. Quando o aspecto visual ou a rigidez da estrutura tem pouco significado, a deflexão não importa. Tome decisões sobre o projeto com base na resistência do feixe, que aumenta ao longo do tempo. Se a estrutura exige um determinado nível de rigidez ao longo da vida útil da estrutura, aumente o tamanho do feixe.

Sustentando-se em suportes

A força ou o peso colocado sobre uma trave de madeira comprime as fibras do feixe de madeira nas laterais que se apoiam em suportes, como colunas. Para evitar este problema, o engenheiro deve calcular as áreas de apoio das colunas e assegurar que são suficientemente grandes para transferir o peso. A fórmula para calcular as áreas de rolamento leva em conta a reação do feixe para os lados, quando o peso é adicionado. Ela também considera o grau e o tipo de madeira. Esse cálculo permite ao engenheiro selecionar o feixe adequado para que o peso não esmague as fibras de madeira, resultando em um colapso.

Grau e espécies

O Comitê Americano de Padronização Madeireira (ALSC, sigla do inglês), uma organização sem fins lucrativos, informa os padrões de madeira serrada americano, que consideram o percentual de madeira clara na ripa para determinar o seu grau, dependente do percentual mínimo de madeira clara. São os seguintes: selecionada - 80 % de madeira clara, # 1 estrutural - 75 %; # 2 estrutural - 66 %; # 3 estrutural -50 %; grau de construção - 57 %; grau padrão - 43 % e grau de utilidade - 29 %.

A serraria deve carimbar as espécies na madeira, tais como D FIR (Douglas Fir), SPF (Spruce-Pine-Fir) ou Hem Fir (Hemlock-Fir).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível