Mais
×

A estrutura de um telhado borboleta

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os telhados borboleta são projetos atraentes encontrados em edifícios residenciais e comerciais por todo o mundo. Eles são assim chamados por causa de sua semelhança com as asas abertas de uma borboleta. As linhas estruturais de um telhado desse tipo são esteticamente agradáveis, mas, ocasionalmente, podem causar problemas de drenagem ou relacionados à integridade estrutural.

Telhados borboleta são baixos no centro e altos nas laterais, como as asas do inseto (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Estrutura básica

Um telhado borboleta consiste em duas coberturas unidas nos seus pontos mais rebaixados de modo a formar um vale que, às vezes, funciona como um reservatório. O ângulo dos dois telhados é determinado pelo arquiteto ou designer, mas normalmente contém pequenos, mas visualmente perceptíveis declives, que dão ao prédio uma aparência mais moderna e menos angular do que a de um telhado tradicional.

Vantagens

Em regiões que são normalmente mais secas, as áreas centrais de telhados borboleta são usadas para capturar a água da chuva, que é dirigida para dentro de recipientes utilizados para irrigação de culturas ou de outros trabalhos que exigem água não necessariamente purificada. Esses telhados criam muros mais altos do que a média nos dois lados dos prédios que cobrem, de modo que janelas largas e altas e portas de vidro deixam entrar mais luz solar do que as estruturas convencionais com telhados inclinados. Eles também podem dar aos quartos um ambiente mais aberto e arejado.

Desvantagens

A principal desvantagem de um telhado borboleta é a drenagem, o que torna o projeto inviável em regiões com chuvas fortes. Quando a água se acumula no centro da cobertura e não é regularmente encaminhada para um recipiente, o peso dela pode bloquear o sistema de drenagem ou sobrecarregar as vigas de suporte, provocando vazamentos. Embora esses telhados forneçam muros altos nos dois lados do prédio, o centro da estrutura tem teto baixo, com inclinações para cima em ambos os lados, desafiando projetos de iluminação e decoração.

Versões de telhado borboleta

Os vários estilos únicos de telhados surgiram com base nos ângulos atípicos dos telhados borboleta. O telhado de um galpão tem uma inclinação única e inclui, tipicamente, a inclinação em níveis diferentes no topo do edifício. Um telhado convexo tem a forma de uma sela de estilo ocidental utilizada para montar um cavalo, com uma curva convexa de um lado do eixo e uma curva côncava do outro. Telhados borboleta inclinados geralmente têm uma cobertura inclinada triangular ligada a uma cobertura plana com janelas colocadas perto da parte superior das paredes abaixo dela. Telhados ziguezague são parecidos com a ponta de uma lâmina de serra, com muitos picos angulosos em uma fileira. Os arquitetos, por vezes, misturam e combinam telhados de alturas diferentes em uma única estrutura.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article