O que esperar quando se está morrendo de câncer do figado?

Escrito por ts jordan | Traduzido por fabiana silva

O estágio terminal de câncer de fígado é uma fase desagradável, não importa como você a veja, mas compreender o que esperar pode ajudá-lo a se preparar mentalmente para o final. Se o câncer tiver se disseminado para outras áreas do corpo e não houver mais esperança de forçar a remissão, a morte torna-se inevitável em vez de apenas possível.

Outras pessoas estão lendo

Câncer de fígado

Segundo o Medline Plus, site da National Library of Medicine que fornece informações sobre saúde, o câncer de fígado normalmente acomete indivíduos com mais de 50 anos de idade — é raro um diagnóstico em pessoas mais novas. O risco de desenvolver esse tipo de doença é agravado pelo abuso de álcool, excesso de ferro no organismo ou pela presença de certos vírus, como o da hepatite B e C.

Câncer metastático

De acordo com o National Cancer Institute (Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos), uma vez que ocorre a metástase, o objetivo que antes era de conseguir a remissão da doença, passa a ser de prolongar a vida do paciente o máximo possível, mas entendendo que a luta contra a doença não será mais possível de ser ganha. Os prováveis sintomas incluem a perda de peso inexplicada e dor por todo o corpo, já que o câncer se transfere para os ossos e outros órgãos.

Observações informais

No site Medhelp.com, os relatos das pessoas que vivem a experiência dessa doença ou que conhecem alguém que esteja em estágio terminal dizem que, em muitos casos, morrer de câncer de fígado é um evento bastante triste. Muitas pessoas relataram que o paciente simplesmente sofria de aumento dos níveis de fadiga, até quando estava em repouso permanente no leito e, em conjunto com esse sintoma, também havia uma completa perda do apetite. Normalmente, essa situação persiste até o fim.

Assistência médica

À medida que o câncer chega ao fim, é esperado que os objetivos dos médicos mudem de acordo com a situação. É provável que muitos procedimentos médicos sejam interrompidos e o foco mudará para a tentativa de aliviar a dor ao invés de tentar aumentar a quantidade de tempo que o paciente passa em um estado deficiente. A possibilidade de cuidados paliativos é uma alternativa para casos de câncer de fígado em estágio terminal, na qual o paciente é transferido para uma instalação dedicada a deixá-lo o mais confortável possível.

Psicologia

De acordo com a Mayo Clinic, há um processo psicológico relacionado à morte iminente, que culmina na aceitação. Embora você possa estar familiarizado com as várias "fases" pelas quais uma pessoa que está morrendo passa (como a raiva e a negação), não presuma que a sua experiência individual refletirá esse processo genérico. Em geral, a melhor coisa a fazer é aproveitar ao máximo a vida antes que ela termine.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media