Saúde

Espessura normal do endométrio

Escrito por diane ursu | Traduzido por laila teixeira
Espessura normal do endométrio

O endométrio é o tecido no qual o óvulo fecundado se fixa

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

A membrana que reveste o útero é denominada endométrio. Trata-se do tecido no qual o óvulo fecundado, ou blastocisto, se fixa durante a gravidez. O tamanho do endométrio varia durante o período menstrual. Todavia, deve medir menos que 8 mm em mulheres que já passaram pela menopausa.

Outras pessoas estão lendo

Ciclo menstrual

O ciclo menstrual dura aproximadamente um mês. Durante o ciclo, um folículo ovariano amadurece e se rompe, liberando um óvulo que é levado até as trompas de falópio para ser fertilizado. O endométrio engrossa durante o ciclo menstrual em preparação para a nidação do óvulo. Se a nidação não ocorrer, o endométrio é expelido, em um processo conhecido como menstruação.

Menstruação

Inicialmente, o endométrio é uma membrana espessa, chegando a medir 15 mm. A menstruação ocorre na primeira semana do ciclo menstrual. Conforme o endométrio é expelido, este pode vir a variar em espessura e apresentar-se de maneira irregular na ultrassom. No decorrer da semana, o endométrio torna-se mais fino. Ao final da menstruação, o endométrio deve ter entre 2 e 3 mm de espessura.

Fase proliferativa

Durante a fase proliferativa, um folículo começa a crescer em um dos ovários. Ao crescer, o folículo secreta estradiol, hormônio responsável pelo engrossamento do endométrio no período antecedente à ovulação. A taxa de fertilidade aumenta nesse estágio do ciclo. No curso da fase proliferativa, o endométrio pode chegar a ter 8 mm de espessura. Na ultrassom, aparenta ser formado por três linhas.

Ovulação

A ovulação marca o fim da fase proliferativa e o início da fase secretora. O folículo maduro se rompe e libera um óvulo. Esse processo denomina-se ovulação. Fica-se mais fértil nos cinco dias anteriores à ovulação e nos dois dias seguintes a ela. Algumas clínicas de fertilidade afirmam que o endométrio deve ter cerca de um centímetro antes da ovulação.

Fase secretora

O folículo que se rompeu para liberar o óvulo passa a ser chamado corpo lúteo. O corpo lúteo libera progesterona, que é responsável pelo espessamento do endométrio em preparação para a nidação do blastocisto. Durante a fase secretora, o endométrio pode chegar a 15 mm de espessura.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media