Esportes e diversão para cegos

Escrito por robert preston | Traduzido por ricardo a. pereira jr.
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Esportes e diversão para cegos
Deficientes visuais também podem praticar esportes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um atleta com deficiência visual pode ter desvantagem em alguns esportes, mas isso não significa que ele não possa participar de várias atividades atléticas. Com o auxílio de um guia para direcionar o atleta ou de algo que faça o alvo fazer barulho, muitos jogos podem ser adaptados para atletas deficientes visuais.

Outras pessoas estão lendo

GoalBall

GoalBall é um jogo com duas equipes de três jogadores, cada. Nele, usa-se uma bola com sinos dentro, para que os jogadores a escutem. Os times tentam fazer a bola passar pelos adversários, para fazer um gol, os jogos divididos em dois tempos de dez minutos. Jogadores que não são completamente cegos podem participar usando vendas, que garantem que não tenham uma vantagem.

Basketball

Jogadores cegos podem jogar a bola na cesta, com o auxílio de um aparelho que fica estalando atrás da tabela, ou outra pessoa ficara embaixo do aro, batendo nele com um bastão. Um estudante cego de colegial que fazia os arremessos livres do seu time, com o auxílio do irmão que batia no aro com um bastão, chamou atenção do país inteiro quando, com seu time um ponto atrás, seu treinador mandou-o fazer dois arremessos com o tempo já zerado, ele acertou ambos e ganhou o jogo.

Lawn Bowling

Lawn Bowling envolve um jogador, ou um time, tentando jogar uma bola pesada o mais próximo possível de uma bola menor. Jogadores cegos podem participar do jogo com o auxílio de um guia, que apontará para a direção correta, para que o jogador lance a bola, e também pode ajudar a alinhar os jogadores, antes que eles lancem as bolas.

Esquiar

A fundação americana de esqui para cegos trabalha com deficientes visuais que querem esquiar. O indivíduo cego primeiro é apresentado a superfície lisa do esqui, então vai para o declive leve, quando estiver confortável com ele. Quando estiver adaptado, o esquiador pode começar a esquiar nos declives principais, com o auxílio do seu guia, que vai logo à frente ou atrás, dando comandos de voz, para que a pessoa vire ou pare.

Beep Baseball

Beep Baseball é um jogo que é composto de times de pessoas cegas e com visão. O lançador e o apanhador dos times não têm deficiências visuais, os batedores têm e, diferente do baseball normal, o lançador lança para seu próprio time. A bola faz um estalo (beep) e, ao contrário do campo em forma de diamante, o campo tem apenas a primeira e a terceira base. Quando o batedor atinge a bola, uma das bases é ativada e começa a zumbir. O batedor deve chegar na base, antes que um jogador pegue a bola para marcar um ponto. Se um jogador pegar a bola antes que o batedor chegue na base, ele o elimina. Os jogos duram seis rodadas.

Artes marciais

As artes marciais, como a luta, judô e jiu jitsu, são atividades ótimas para cegos e deficientes visuais, já que atingem um patamar de igualdade com alterações mínimas em suas regras. Um atleta cego pode competir em uma arte marcial com outro atleta cego ou até mesmo um com visão perfeita. A única diferença nas regras é que os atletas começam em contato, normalmente das suas mãos, e devem se manter em contato físico o tempo todo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível