Mais
×

Posições do softbol

Atualizado em 28 março, 2017

O softbol pode ser uma divertida alternativa para o beisebol. A bola maior e mais macia e o campo menor fazem do jogo uma opção mais acessível para uma variedade de pessoas. Há, geralmente, nove jogadores em cada time, apesar de em alguns casos colocarem um jogador a mais como gandula, para buscar as bolas que são jogadas para fora do campo. Todos no campo também rebatem no softbol.

O softbol pode ser uma divertida alternativa para o basebol, com uma bola mais macia e um campo menor (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Arremessador

Todos os lançadores são escolhidos secretamente. Dependendo do nível dos jogadores, o softbol pode ter arremessos rápidos ou lentos, mas todos os arremessos são feitos com movimentos verticais do braço, similares aos movimentos de um moinho de vento.

Homem de primeira base

O primeira-base é o jogador de defesa que atua na área próxima à primeira base, e cobre a maioria das jogadas feitas dali. Ele recebe lançamentos tanto do arremessador quanto do receptor e dos outros defensores internos, que, ao receberem a bola, arremessam-na para o primeira-base. Esse, por sua vez, deve chegar à primeira base com a bola em suas mãos antes do corredor.

Homem de segunda base

O segunda-base se posiciona entre a primeira e a segunda bases. Quando uma bola é jogada entre essas duas bases, o primeira-base cobre a primeira e o segunda-base, a segunda. Ao receber a bola, o segunda-base deve arremessá-la para o primeira-base. Se o corredor já esta na primeira base, em direção à segunda, e a bola é lançada contra o lado do interbases ("shortstop") e do terceira-base, o segunda-base cobre a segunda base e pode tanto pisar em sua base com a bola em mãos quanto marcar o corredor.

Homem de terceira base

O terceira-base é o jogador próximo à terceira base. Seu trabalho é defender sua base de bolas. Ele pode pisar em sua base ao receber a bola quando o corredor tentar avançar para a próxima base ou também jogar a bola para a base apropriada para tentar eliminar o corredor.

Interbases ou "shortstop"

O interbases é um jogador com função similar ao segunda-base. Ele se posiciona entre a segunda e a terceira bases. Assim como quando o segunda-base cobre a segunda quando a bola é arremessada contra o interbases e o terceira-base, é função do interbases cobrir a segunda base quando a bola é jogada contra o primeira ou segunda-bases. O interbases são, geralmente, um jogador ágil, já que uma grande quantidade de arremessos costumam ser lançados em sua direção. É necessário ter um braço forte para jogar como interbases.

Campista esquerdo

O campista esquerdo é o defensor externo que cobre o campo esquerdo, atrás do interbases e do terceira-base. É seu trabalho pegar bolas arremessadas contra seu lado ou buscar arremessos que passam para o campo externo e devolvê-los para o campo interno.

Campista direito

O campista direito faz o mesmo que o campista esquerdo, mas defendendo o lado direito ao invés do esquerdo. Ele costuma se posicionar entre o primeira e o segunda-bases.

Campista central

O campista central faz o mesmo que os outros campistas, mas defende o centro, na direção do lançador. O campista central também pode auxiliar os campistas direito e esquerdo.

Receptor

Além de pegar todos os arremessos, um receptor também deve tentar prevenir roubos de bases, assim como cobrir a "home plate" para marcar corredores.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article